Doces e cáries: entenda qual é a relação entre eles!

Doces e cáries são dois assuntos interligados. Mas será que você realmente sabe explicar qual é a relação entre eles? Por que o consumo de açúcar pode contribuir para o surgimento desse problema? E será que o ideal é realmente eliminar os açúcares da sua vida?

Quem tem crianças em casa sabe da dificuldade em limitar totalmente o consumo de alimentos ricos em açúcar. Pensando nisso, desenvolvemos este post especial sobre o assunto. Nele, você vai entender a relação entre os doces e as cáries, além de descobrir como evitar que esse problema atinja a sua família. Confira!

O que são as cáries?

A cárie dentária é uma doença que se caracteriza pela desmineralização/destruição da estrutura dental — tecidos calcificados do dente. Ela acontece quando a placa bacteriana não é completamente eliminada com a escovação e o fio dental. As bactérias presentes na placa produzem ácidos, que, por sua vez, atacam o esmalte e vão criando, aos poucos, pequenas cavidades nos dentes — lesões de cárie.

Qual é a relação entre doces e cáries?

Muitas pessoas questionam qual é a relação entre as cáries e o açúcar e por que ele é considerado um vilão da saúde bucal. O consumo de alimentos açucarados na sua composição está diretamente relacionado ao surgimento do problema, pois os açúcares servem de alimento para as bactérias que vivem na nossa boca.

Assim, ao ingerir um alimento com açúcar, as bactérias se alimentam dele, convertendo em um ácido que contribui para a destruição do esmalte. No entanto, o consumo de doces é apenas um dos fatores resultantes das cáries, e não o único. Por isso é importante ter atenção à alimentação e cuidados de higiene, além de visitar o dentista regularmente.

Como evitar as cáries?

doces e caries

Você gosta de açúcar e não quer eliminá-lo completamente da sua dieta? Tudo bem! Se tiver bons hábitos de higiene bucal e evitar o consumo excessivo do alimento, as chances de ter cáries são bem menores.

A seguir, elencamos algumas dicas essenciais para evitar as cáries tanto em adultos quanto em crianças. Confira:

  • realize uma higiene dental completa, pelo menos, três vezes ao dia, incluindo escovação e uso do fio dental;
  • sempre que consumir açúcar, escove os dentes e use fio dental;
  • evite o consumo excessivo de doces;
  • mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • troque sua escova de dentes periodicamente;
  • beba bastante água, pois ela equilibra o ph da boca e do estômago.

Por que é importante visitar o dentista regulamente?

Para manter a saúde da sua boca, é importante realizar consultas regulares com o dentista. O profissional poderá fazer uma avaliação da situação dos dentes, solicitar exames complementares e avaliar se a higiene bucal está satisfatória.

Ainda, caso identifique qualquer problema, ele poderá agir a tempo de evitar que o problema progrida e venha a causar danos mais sérios à sua saúde. Vale destacar que as cáries, se não tratadas a tempo, podem causar a necessidade de tratamento de canal ou contribuir para a perda dentária.

Como vimos, o consumo de doces e as cáries estão intimamente ligados. Mas os pacientes com bons hábitos de higiene e alimentação podem manter o consumo de açúcar no seu dia a dia, desde que o mesmo seja moderado e que as visitas ao dentista sejam frequentes.

Gostou deste artigo sobre doces e cáries? Então aproveite para conferir este post sobre restauração no dente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!