Os termos odontológicos podem causar dúvidas e confusão, mas possuem significados mais simples do que parecem.
Alguma vez você já foi ao dentista e ouviu alguma palavra que não conhecia o significado? Não entender os termos odontológicos usados durante a consulta podem assustar ou deixar dúvidas sobre a sua condição de saúde bucal.
Mas não há motivos para se alarmar. Neste post, você vai conhecer alguns termos que costumam ser usados e entender o que eles realmente significam. Continue a leitura e veja como eles são mais fáceis de entender do que você imagina!
Bruxismo
Trata-se de uma desordem funcional cuja característica é o ranger ou apertar dos dentes. Mais comum durante o sono, o sintoma também pode se manifestar durante o dia. As causas principais do bruxismo estão associadas a fatores genéticos, ansiedade, estresse, desalinhamento dos dentes ou refluxos gástricos.
A pressão provocada pela fricção dos dentes pode causar situações como amolecimento e desgaste. Em casos mais sérios, resulta em problemas na mandíbula e gengiva. Comum em crianças, o odontopediatra (profissional dentista especializado no atendimento infantil) normalmente indica o uso de um protetor bucal.
Coroa
Coroa dentária é o nome que recebe a parte superior do dente. Quando ocorre um dano ou deterioração dessa parte do dente, ela é substituída por uma prótese fixa, também chamada de coroa.
Diferente dos implantes, feitos na parte interna do osso, a coroa fica na parte de fora, imitando o dente natural.
Cálculo
Chamamos de cálculo dental a placa de cor amarelada e endurecida que se acumula nos dentes. Também conhecido como tártaro, essa placa formada por bactérias não atinge apenas a superfície dos dentes. Muitas vezes, afeta a região da gengiva e provoca irritação nos tecidos gengivais.
Oclusão
Oclusão dentária é o encaixe entre os dentes superiores com os inferiores no momento de fechar a boca. Em uma oclusão normal, os dentes superiores levemente encobrem os inferiores, formando um encaixe perfeito. Já a má oclusão ocorre quando há alguma alteração no desenvolvimento dos dentes ou ossos do maxilar.
Em geral, não é necessário nenhum tratamento de correção. Porém, quando a má oclusão é acentuada, o profissional em ortodontia pode indicar o uso de aparelho ou uma cirurgia para correção.
Biofilme
É chamado biofilme bacteriano a camada incolor que se acumula ao redor dos dentes diariamente. Também conhecida como placa bacteriana, é composta por um conglomerado de bactérias que vive naturalmente em nossa boca.
Caso não seja feita a escovação e uso de fio dental de maneira correta, a camada pode endurecer, formando o tártaro. Quando isso acontece, a remoção se torna ainda mais difícil.
Tratamento endodôntico
Trata-se do tratamento de canal (nome técnico endodontia) e infecções causadas por bactérias e outros microrganismos. O tratamento é feito quando a inflamação atinge o nervo na parte interna do dente, chamada de polpa, resultando na temida dor de dente (nome técnico odontalgia).
Quando isso acontece, o endodontista precisa remover a polpa inflamada do dente e, em seguida, limpar o local afetado. Em seguida é feita a obturação, preenchendo com material especial para evitar uma nova infiltração de microrganismos na cavidade dental.
Fluorose
A fluorose é uma alteração que afeta o esmalte dos dentes. Essa alteração acontece por conta da ingestão em excesso do flúor durante o período em que os dentes estavam em formação, ou seja, durante a infância.
Esse uso exagerado da substância enfraquece a camada de esmalte, deixando a região mais porosa e fragilizada. O resultado é o surgimento de machas ou linhas esbranquiçadas e opacas nos dentes.
Como você viu, não há motivos para deixar de esclarecer suas dúvidas sobre os termos odontológicos. Conversar com o profissional sobre seus receios e expectativas é uma atitude importante para estar por dentro dos procedimentos e manter os dentes sempre bonitos e saudáveis.
Continue aprendendo a manter a saúde bucal sempre em dia em nosso artigo onde contamos tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes.