Saiba para que serve o irrigador bucal

O irrigador dentário é um importante aparato para preservar a saúde bucal. Ele pode ser utilizado durante sua rotina do dia a dia. Confira!

Cuidar da saúde oral é essencial e deve ser parte de uma rotina diária para evitar cáries e problemas nas gengivas. Dessa forma, além de fazer uma manutenção periódica no consultório odontológico, é importante se preocupar com a higienização em casa. Mas não basta apenas escovar os dentes, você pode potencializar a limpeza com fio dental, enxaguante e até irrigador bucal. 

Quer saber mais? Neste post, vamos explicar o que é o irrigador bucal, para que serve e benefícios que ele proporciona. Você também vai descobrir se ele substitui o fio dental e se vale mesmo a pena utilizá-lo! Confira!

O que é irrigador bucal? 

O irrigador é um aparelho projetado com jato de água de elevada pressão. Por ser portátil, possibilita a utilização em casa. Seu funcionamento é à base de pilha e conta com um recipiente para armazenar água. Existem diferentes modelos no mercado, alguns permitem controlar a pressão do líquido em diferentes níveis.

Para que serve o irrigador bucal?

O irrigador é utilizado para realizar limpezas mais completas, uma vez que é possível alcançar partes onde a escova não alcança. Assim, ele ajuda na prevenção e no surgimento de cárie, tártaro e gengivite. Ele é recomendado, principalmente, para quem usa prótese dentária.

Quais as vantagens que o irrigador bucal oferece? 

O irrigador apresenta diversas vantagens para a saúde bucal, pois auxilia na limpeza das faces proximais dos dentes e na prevenção de cáries. Isso é possível porque os jatos de água em alta pressão ajudam a eliminar a sujeira da superfície dos dentes, retirando, inclusive, as placas bacterianas

Outra importante vantagem do irrigador, é que ele pode ser utilizado para uma eficiente limpeza de implantes, aparelhos ortodônticos, próteses fixas e coroas. 

O irrigador realmente substitui o fio dental? 

O irrigador dentário é um aparelho muito prático e vantajoso, mas não substitui o fio dental. Ele contribui na rotina de cuidados com os dentes, podendo ser utilizado após cada refeição. Além de eliminar os restos de alimentos presos entre os dentes, favorece a saúde da gengiva. 

Dessa forma, mesmo com a utilização do irrigador, é necessário que você continue escovando e utilizando regularmente o fio dental. Também é importante lembrar que as visitas ao dentista não devem ser deixadas de lado. 

Vale a pena investir em um irrigador bucal? 

É perceptível que o irrigador consiste em um importante aliado na higiene bucal, pois conforme comentamos, ele potencializa a limpeza dos dentes, alcançando partes que a escova não consegue limpar de maneira eficiente.

Dessa forma, vale a pena investir em um irrigador, já que ele contribui para a saúde bucal e evita o surgimento de possíveis doenças periodontais. Mas não se esqueça de que ele serve apenas de complemento para a higienização tradicional. Assim, a escovação e o uso do fio dental são indispensáveis para um perfeito cuidado diário.

Como você pôde ver, o irrigador bucal serve para potencializar a limpeza dos dentes e ajudar na prevenção de cáries e doenças nas gengivas. Caso tenha alguma dúvida, é importante consultar um dentista, que indicará a melhor forma de uso para suas necessidades.

Essas informações foram úteis? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como o irrigador bucal é importante na rotina diária para a higienização de dentes e gengivas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!