Descubra os prós e os contras da utilização da escova de dente de bambu na sua rotina de cuidados bucais!
Sustentabilidade é uma das palavras-chave para o século XXI. Esse conceito, que objetiva utilizar os recursos que temos disponíveis de maneira consciente e sem prejudicar as próximas gerações, é uma tendência fortíssima em todas as áreas da sociedade, inclusive a saúde. No caso da Odontologia, uma das tendências mais comumente observadas é a do uso da escova de dente de bambu.
Esse produto é feito com material biodegradável, ou seja, que não polui o meio ambiente. Será que esse tipo de escova de dentes é realmente bom? Quais são as consequências do uso desse produto? Continue a leitura e veja quais são os pontos positivos e negativos da escova de dente de bambu!
A escova de bambu é boa?
Está em dúvida se a escova de dente ideal para você pode ser feita de bambu? Então, fique com a resposta: pode sim!
Esse produto é tão bom e eficaz quanto qualquer outro, desde que as cerdas sejam macias e a cabeça da escova seja pequena. Essas são as premissas que funcionam para qualquer escova dental, independentemente do material do seu cabo.
No entanto, a escova de dente de bambu demanda alguns cuidados por conta da sua matéria-prima. Falaremos mais sobre isso em breve!
Quais são as vantagens e desvantagens da escova de dente de bambu?
Agora, é hora de conhecer os prós e os contras do uso desse tipo de produto. Vamos lá?
Vantagens
Algumas das principais vantagens do uso desse tipo de escova são:
- custo-benefício, já que costumam ter um valor bem bacana e uma ótima durabilidade;
- não agride ao meio ambiente, podendo ser descartada tranquilamente, já que é biodegradável e não vai gerar um tipo de lixo que não se decompõe na natureza;
- tem a capacidade de acumular menos fungos e bactérias graças às propriedades da madeira utilizada, desde que você tome os devidos cuidados com o produto.
Desvantagens
Assim como há muitas vantagens, há também pontos que podem ser negativos, dependendo do modo como você cuidar da sua escova de dentes. Os principais são:
- é preciso ter mais cuidado com o produto, para evitar contaminação;
- é necessário deixar a escova em um local arejado;
- você precisa higienizar corretamente o produto.
Esse tipo de escova exige um cuidado atento, caso contrário pode, sim, acumular agentes microscópicos causadores de doenças — especialmente no cabo (mas que podem passar para as cerdas).
É fundamental que você escolha um lugar bem arejado para deixá-la após cada uso, além de secar com cuidado antes de guardá-la. Uma boa alternativa é a compra de uma base também feita de bambu, que permitirá que o cabo respire adequadamente.
A higienização da escova também deve ser frequente. O lado bom é que ela é feita com produtos acessíveis, como o vinagre e o bicarbonato de sódio. Basta misturá-los com um pouquinho de água e passar sobre toda a extensão do produto.
Gostou de saber mais sobre a escova de dente de bambu? Agora, você tem todas as informações necessárias para garantir a saúde do seu sorriso e contribuir com o meio ambiente de forma segura e funcional — para você e para o planeta.
Aproveite e compartilhe o artigo nas redes sociais! Muitas pessoas têm dúvidas sobre as escovas de bambu. Assim, elas poderão tirá-las de uma vez por todas!