Criança com dor de dente: o que fazer para ajudar?

6 minutos para ler
agendamento

Se você tem filhos, é provável que já tenha passado por diversas situações envolvendo a saúde bucal. Ensinar a escovar os dentes todos os dias, usar fio dental e orientar sobre a relação do consumo de alimentos doces são apenas alguns exemplos de situações corriqueiras na rotina de quem vive com crianças. No entanto, o que fazer com uma criança com dor de dente?

Para quem já sentiu dor de dente, é fácil imaginar o quanto uma situação dessas pode ser complicada. De forma geral, essas dores são um sinal de alerta para problemas mais sérios e indicam a necessidade de um tratamento dentário.

Neste post, vamos mostrar mais sobre as principais causas de dor de dente nas crianças, o que você deve fazer para lidar com a situação e outras informações importantes sobre saúde bucal dos pequenos. Confira!

Principais causas de dor de dente em crianças

Se uma criança reclama de dor de dente, os pais devem ficar alertas. Geralmente, esse tipo problema está associado a algum quadro que demanda intervenção de um dentista. Entre as principais causas de dor de dente em crianças, podemos destacar traumas, infecções na gengiva e cárie. Falamos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir. Confira!

Traumas

Algumas crianças, principalmente as mais agitadas e arteiras, correm mais riscos de cair e se machucar. Traumas na boca e nos dentes podem ser um problema sério, por isso os pais devem observar se existe relação entre a dor relatada e uma eventual queda.

Em alguns casos, os danos causados podem demandar a realização de um tratamento de canal, por isso é importante estar atento para evitar qualquer tipo de prejuízo maior à saúde e ao bem-estar da criança.

Problemas na gengiva

Se a criança relata dor de dente, é importante que os pais observem como está a saúde das gengivas. Problemas como gengivite são facilmente identificados durante a escovação: se a limpeza estiver acompanhada de sangue, pode ser sinal de que algo não está bem com as gengivas da criança.

Nesse caso, além de dar mais atenção à higiene bucal, inclusive utilizando fio dental, é recomendado buscar a orientação de um dentista para que ele faça um diagnóstico mais apurado da saúde bucal do seu pequeno.

Cáries

Infelizmente, as cáries ainda são um problema comum nas crianças e um dos principais sintomas que elas trazem é justamente a dor de dente. Mas como saber o seu filho tem cárie?

  • Ele reclama de dor no dente?
  • Ele não tem uma rotina de escovação regrada?
  • Ele come muitos doces e não faz a devida higiene após o consumo?
  • Ele não usa, ou usa pouco, o fio-dental?
  • Ele visita pouco o dentista?

Se você respondeu que sim para qualquer uma dessas perguntas, pode ser que o seu filho tenha ou tenha maior propensão às cáries. Nesse caso, a dica é que você procure imediatamente um dentista a fim de evitar danos mais sérios à dentição da criança.

O que fazer quando a criança reclama de dor de dente

criança com dor de dente

Se houver qualquer tipo de relato de dor de dente, a recomendação é que você procure a orientação de um dentista. Ele é o profissional indicado para fazer um diagnóstico e oferecer todas as orientações necessárias para garantir a saúde bucal da criança.

Entre em contato com o dentista e agende uma consulta. Em caso de emergência, ele poderá dar orientações quanto às medidas para reduzir a dor, como:

  • fazer bochecho com água morna;
  • realizar compressas de água fria;
  • em casos mais graves, entrar com alguma medicação analgésica.

[e-Book] O Guia Completo do Aparelho Ortodôntico

Possíveis tratamentos que podem ser indicados pelo dentista

Como já mencionamos, a dor de dente geralmente está associada a problemas mais sérios. Por isso, ao primeiro sinal de dor é importante procurar ajuda profissional. Em linhas gerais, o tratamento vai depender do diagnóstico do dentista, entretanto, entre os mais comuns estão a restauração, limpeza ou tratamento de canal. Entenda!

Restauração

A restauração deve ser feita quando a criança tem uma cárie superficial. Nesse caso, o dentista remove a cárie, limpa o local e coloca uma restauração que vai preencher os espaços que antes estavam sendo ocupados pela cárie.

Tratamento de canal

Se a criança tiver uma cárie mais profunda, pode ser necessário um tratamento mais complexo. O tratamento de canal é recomendado nos casos em que a cárie já está em estado mais avançado e comprometendo os canais dentários.

Infelizmente, nesse tipo de situação, o tratamento, além de mais caro, é mais complexo. Ele deve ser feito com o máximo de urgência a fim de evitar dores e danos graves para os dentes do paciente.

Limpeza

Por fim, em alguns casos, uma simples limpeza dentária pode ser suficiente. Se a criança estiver com gengivite, uma inflamação causada pela má escovação, a limpeza do dentista vai ajudar a remover placas e tártaros, devolvendo a saúde bucal e eliminando as dores.

Geralmente, as limpezas não são tão frequentes em crianças, mas, caso o profissional identifique sua necessidade, é recomendado que os pais agendem e realizem o procedimento.

Lembre-se que, nesse caso, é de extrema importância orientar a criança continuamente para que ela tenha cuidado com a saúde bucal e invista na proteção dos dentes. Incentivar os hábitos de higiene diários é responsabilidade dos pais.

Como você pode ver, quando a criança reclama de dores nos dentes é imprescindível buscar o suporte de um profissional com o máximo de brevidade. A dor é sinal de que algo não está bem e, em alguns casos, pode ser sinal de algo mais grave.

Além disso, visitas frequentes ao dentista para revisão são importantes para garantir uma educação adequada quanto à saúde bucal, evitando traumas e favorecendo o desenvolvimento de hábitos saudáveis que serão levados ao longo de toda a vida.

Você gostou de saber mais sobre como lidar com uma criança com dor de dente? Então, aproveite para seguir a Odontoclinic nas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — e fique por dentro de mais dicas e conteúdos exclusivos sobre saúde bucal e tratamentos odontológicos.

Quais as principais causas de dor de dente em crianças?

Traumas, Problemas na gengiva e Cáries

O que fazer quando a criança reclama de dor de dente?

Entre em contato com o dentista e agende uma consulta. Em caso de emergência, ele poderá dar orientações quanto às medidas para reduzir a dor, como: fazer bochecho com água morna, realizar compressas de água fria, ou até entrar com alguma medicação analgésica.

[e-book] Guia da saúde bucal para crianças: veja os cuidados para todas as fases
Posts relacionados