Qual o preço de um pino de implante dentário? Descubra com a Odontoclinic!

6 minutos para ler

Para quem deseja colocar um pino de implante dentário, o preço é sempre um dos primeiros questionamentos. Veja o que é considerado no valor.

Quem precisa colocar um pino de implante dentário costuma ter uma série de dúvidas sobre esse tipo de cirurgia. Entre elas, o preço cobrado pelo procedimento é sempre uma questão importante se você está prestes a tomar essa decisão.

Embora a falta de um ou mais dentes seja algo incômodo e até cause prejuízos à saúde, desembolsar altos valores para restaurar o sorriso nem sempre é fácil. Então, afinal, qual é o preço do pino de implante dentário?

Neste artigo, vamos explicar como esse procedimento funciona e como realizar a colocação de pino de implante dentário com preço justo. Acompanhe!

Como funciona o pino em um implante?

O papel do pino em um implante é atuar como uma raiz artificial para a prótese dentária que será utilizada. Sua superfície externa tem o corpo de um parafuso, o que garante uma boa fixação aos novos dentes. Para evitar rejeição do organismo, ele é composto de materiais que apresentam bons níveis de biocompatibilidade com o corpo humano.

De acordo com Moisés da Silva Suzart, franqueado Odontoclinic em Feira de Santana (BA) e pós-graduado em implante e cirurgia bucal, esse é um procedimento que deve ser realizado em etapas. Na primeira delas é feito o diagnóstico e o planejamento com base na situação de cada paciente. Isso envolve a realização de exames clínicos, incluindo de imagem, como radiografia e tomografia, avaliação física, exames laboratoriais e avaliação cardiológica.

A fase seguinte é o momento da cirurgia de instalação dos pinos que servirão como base para as próteses. Feito isso, é preciso aguardar o período de osseointegração, processo de adaptação dos ossos ao elemento inserido, para que ocorra a aderência em toda a sua superfície.

O especialista destaca que esse período pode variar em função do tipo de implante e da região onde a cirurgia foi realizada, podendo se estender de 30 dias até seis meses. É apenas após essa etapa que se inicia a confecção das próteses e coroas que serão afixadas ao pino implantado.

No entanto, ele também lembra os casos em que é possível a aplicação de próteses provisórias assim que o pino é implantado. Para isso, é preciso ter uma boa estrutura óssea que não comprometa a continuação do tratamento.

Qual é o preço médio de um pino de implante dentário?

O primeiro ponto que você deve ter em mente é que o pino de implante dentário deve ser adquirido em conjunto com o tratamento. Por isso, seu custo representa apenas uma parte do que será desembolsado para a cirurgia ser realizada.

De forma geral, o custo dos pinos costuma representar entre 5% e 10% do custo total do procedimento. Contudo, essa é uma estimativa que pode variar de acordo com uma série de fatores que impactam diretamente a realização da cirurgia.

O que pode influenciar o preço?

Nesse momento, você deve estar se perguntando quais são os fatores que podem influenciar o preço de um pino de implante dentário, não é mesmo? Conhecer esses aspectos é importante para compreender como esse tipo de orçamento é realizado.

Moisés esclarece que o principal elemento que impacta esse custo é o tipo de pino a ser implantado. Essa definição é feita a partir do seu próprio diagnóstico, em que se leva em conta a sua estrutura óssea, a quantidade de osso no local do implante, a existência de infecções, se é fumante, entre outros fatores.

Com base nessas informações, o dentista é capaz de escolher a melhor opção de pino que se adaptará bem na sua boca e permitirá a colocação da prótese de forma precisa e confortável.

Quais são os tipos de pinos?

A principal característica dos pinos de implante dentário que influencia o seu preço é o material do qual eles são compostos. De acordo com Moisés, a alternativa mais comum são aqueles feitos a partir de liga titânio, um material que apresenta alta resistência e tem um custo acessível.

Outro tipo de pino que tem se popularizado é o de zircônia, material com a mesma qualidade do titânio e que oferece um resultado estético melhor, pois tem coloração semelhante à dos dentes naturais. Também é possível encontrar pinos feitos de materiais como platina, ouro, aço e liga de paládio.

Qual é a importância desse tratamento?

Ainda que o procedimento para o implante de uma prótese dentária exija um maior planejamento financeiro, o especialista reforça a importância de tomar essa iniciativa o quanto antes. Afinal, além da questão estética, a falta de um ou mais dentes impacta o corpo negativamente de várias maneiras.

Uma delas é na fala, já que, dependendo da posição na arcada dentária, a dicção pode ficar comprometida em algumas situações. A simples tarefa de se alimentar também se torna mais difícil, pois a articulação da mandíbula é prejudicada pela dentição incompleta.

Com o tempo, a tendência é que os dentes se movimentem em direção aos espaços vazios, alterando seu encaixe e causando desalinhamento. Isso leva a um quadro mais grave, que exige outros tratamentos para a recuperação da saúde bucal.

Como escolher um bom dentista para fazer o tratamento?

A seleção do profissional que realizará o procedimento também importa quando falamos em preço de implante dentário. E a principal dica ao fazer essa escolha é: querer fazer uma grande economia nessa hora pode não ser o melhor negócio.

Valores muito abaixo do mercado podem ser um indicativo de que o dentista não tem uma grande experiência no tipo de procedimento ou que os materiais utilizados na cirurgia não são os ideais. O melhor é escolher aquela opção capaz de oferecer valores justos por um bom atendimento, com confiança e qualidade reconhecidas.

Na Odontoclinic, você tem à disposição os melhores profissionais da sua região e tecnologia de ponta para realizar diversos tratamentos, inclusive a colocação de pino de implante dentário com preço justo. Conte ainda com total suporte até depois do procedimento, para que obtenha a melhor experiência na hora de renovar o seu sorriso.

Agende uma consulta na Odontoclinic agora mesmo e conheça a melhor alternativa para fazer o seu tratamento!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário