O que é mucocele? Como descobrir se eu tenho?

6 minutos para ler

Você sabe o que é mucocele? Conheça detalhes sobre essa lesão benigna que afeta muitas pessoas

Alguns termos médicos eodontológicos são muito técnicos e podem assustar de primeira. Um deles é a mucocele, uma lesão bastante comum que aparece na região da boca.

Tanto o seu nome quanto a sua aparência podem ser assustadores, mas já avisamos que esse é um problema benigno e que não oferece riscos imediatos à saúde. Ou seja: você pode manter a calma!

Apesar disso, entender o que é mucocele e quais são as suas causas e tratamento é algo muito importante. Então, continue a leitura e tire dúvidas sobre o tema!

O que é a mucocele?

A mucocele também pode ser chamada cisto mucoso. Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido salivar dentro de uma bolha em regiões como a boca, a língua, o interior das bochechas e os lábios (normalmente, o inferior). Ela não costuma causar nenhum tipo de desconforto e só é percebida a partir da identificação visual (olhar) ou da sensação de que há algo estranho na boca.

O seu tamanho não é fixo, podendo ser milimétrico ou atingir até 3 centímetros. Seja qual for a dimensão, trata-se de uma lesão benigna e que não oferece riscos à saúde. A mucocele ocorre a partir da obstrução de uma glândula salivar e do extravasamento do seu conteúdo.

Quais são as possíveis causas desse problema?

Você já sabe o que é a mucocele, mas deve estar se perguntando quais são as razões para o surgimento dessa lesão, certo? Confira a seguir!

Pancadas na boca

Uma das possíveis causas para o surgimento da mucocele é o trauma, ou seja, a ocorrência de alguma “pancada” na região da boca. O machucado pode fazer com que as glândulas se “fechem” a partir do choque, gerando a obstrução.

Mordidas recorrentes nos lábios

Se você tem o hábito de morder os lábios, então é bem provável que desenvolva a mucocele. Isso acontece porque a mordida comprime os ductos salivares (que liberam a saliva), podendo bloqueá-los e causar a bolha. Lembrando que isso também pode acontecer em outras regiões da boca, viu?

Vale ressaltar que a mucocele está, em sua definição, atribuída ao acúmulo de saliva, decorrente da obstrução do ducto de uma glândula salivar. Então, é a partir desse mecanismo que o problema pode se desenvolver.

Quais são os sinais da mucocele?

O principal sinal da mucocele é a formação de uma bolha. Ela pode atingir qualquer área da boca, incluindo a língua e as bochechas.

A coloração dessa bolha varia desde uma tonalidade transparente até mais arroxeada. O seu tamanho, como você viu, também é bem diferente de pessoa para pessoa. É um problema frequente entre crianças e adolescentes, mas que pode acontecer em todas as fases da vida.

o que é mucocele

Como saber se você tem mucocele?

É possível identificar a mucocele a partir da presença de uma bolha em sua cavidade oral. É importante salientar que esse problema não causa dores, por isso, muitas vezes, passa despercebido por quem o tem.

Apesar disso, é fundamental sempre buscar a opinião de um dentista para a confirmação do diagnóstico.

Por que procurar um dentista ao suspeitar de mucocele?

Você acha que tem mucocele? Bom, é bem provável que seja isso mesmo. No entanto, a recomendação é sempre buscar a opinião de um profissional capaz de confirmar o diagnóstico.

Mas por quê? A verdade é que a presença de uma bolha na cavidade oral é um sintoma bem inespecífico. Há o que chamamos diagnósticos diferenciais, ou seja, outros problemas que podem gerar o mesmo sintoma. Falaremos sobre algumas delas a seguir!

Hiperplasias fibrosas

A hiperplasia fibrosa é um problema gerado, muitas vezes, pela pressão exercida a partir da colocação errada de próteses ou aparelhos ortodônticos. Ela é caracterizada por uma lesão mais “dura” do que uma bolha, que deve ser removida de forma cirúrgica.

Papiloma focal

O papiloma é uma das mais frequentes doenças da língua, mas que pode acometer outras regiões da cavidade oral. É uma lesão benigna relacionada com o papilomavírus humano (HPV). Também é conhecida pela formação de estruturas bolhosas na boca.

Lipoma

A mucosa da boca, principalmente dos lábios, também pode ser acometida por lipomas. Essas são estruturas benignas formadas por gordura (lipídios), com uma cor amarelada e que tende a crescer bastante, ainda que de maneira lenta. A sua remoção é feita por meio de cirurgia e, embora seja indolor, é recomendado que o lipoma seja tirado quanto antes.

Fibroma

Por fim, temos mais um diagnóstico diferencial, o fibroma. Ele costuma ser causado por fatores mecânicos, ou seja, traumas que podem ou não ser contínuos. São extremamente comuns e a recomendação é, também, a remoção cirúrgica.

Qual é o tratamento para esse problema?

A mucocele é, em geral, um problema autolimitado. Isso quer dizer que ele se resolve sozinho, sem a necessidade de quaisquer intervenções para solucioná-lo. Normalmente, isso acontece quando a bolha se rompe, gerando, no máximo, uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias.

No entanto, isso nem sempre ocorre da forma desejada. Em alguns casos, a obstrução é muito severa e não há a regressão do problema, mas sim o seu agravamento. Caso isso aconteça, o seu dentista pode realizar uma pequena cirurgia no consultório para remover o inchaço e desobstruir o canal, deixando tudo funcionando como deveria. Por isso, mais um motivo para buscar a opinião de um profissional caso você apresente o sintoma.

Agora que você já sabe o que é mucocele e entende quais são os processos que causam esse problema, é hora de ficar de olho nos possíveis sintomas. Caso note qualquer alteração em sua boca, não deixe de procurar auxílio odontológico o mais rápido possível.

Se você está passando por isso nesse momento ou quer fazer uma checagem em toda a região da boca, agende uma consulta na Odontoclinic mais próxima! Nossos dentistas estão à disposição para te atender da melhor forma.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário