ATM: saiba mais sobre as disfunções da articulação temporomandibular

Se você tem dor no maxilar, sente estalar ou ouve alguns ruídos, pode estar com algum problema na ATM. ATM significa Articulação Temporomandibular. É uma articulação na região da mandíbula, que a conecta o osso temporal do crânio. 

A ATM permite a abertura, o fechamento e os movimentos de deslizamento e rotação da mandíbula durante a mastigação e a fala. Algumas pessoas podem ter disfunção nessa região. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é disfunção da ATM?

Disfunções da ATM são problemas que afetam a articulação e os músculos ao seu redor, causando sintomas como dor no osso da mandíbula, dificuldade de abrir ou fechar a boca, estalos ou ruídos durante os movimentos, dores de cabeça e dores faciais.

Esses problemas podem ocorrer por diversos fatores, como bruxismo, estresse, má oclusão dentária, lesões, traumatismos na região, entre outros.

Quais são os sintomas de disfunções na ATM? 

A disfunção da ATM (DTM) pode apresentar vários sintomas, que podem mudar de pessoa para pessoa. Veja alguns dos sintomas mais comuns:

  • dor na mandíbula;
  • dificuldade de abrir a boca;
  • dificuldade de fechar a boca;
  • estalos na mandíbula;
  • dor ao mastigar;
  • dor ao falar;
  • dor de cabeça;
  • dor no rosto. 

A dor na mandíbula causada por DTM pode ser constante ou intermitente, localizada na articulação, na região da orelha, nas bochechas, nos músculos faciais e/ou se espalhar para a cabeça, pescoço e ombros.

Pode haver uma sensação de rigidez ou travamento na articulação, dificultando a abertura completa da boca ou o fechamento adequado. Muitas vezes, você pode ficar com o maxilar estalando, ouvir rangidos ou outros ruídos durante os movimentos da mandíbula.

Disfunção temporomandibular e dor orofacial 

A dor no maxilar pode piorar ao realizar atividades como mastigar alimentos duros ou falar por longos períodos. Dores de cabeça frequentes, enxaquecas ou dores na região temporal podem estar associadas à disfunção da ATM.

Pode ocorrer dor ou desconforto na região do rosto, como bochechas, maxilar inferior e região ao redor dos olhos. Algumas pessoas com disfunção da ATM podem ter zumbido nos ouvidos ou sensação de ouvido tampado.

ATM inflamada

Se você está com sintomas de inflamação na ATM, procure um dentista especializado em DTM para realizar uma avaliação adequada e determinar o tratamento necessário, pois os sintomas que listamos não são exclusivos da disfunção da ATM e podem estar relacionados a outras condições. 

Como tratar disfunção na ATM?

A disfunção na articulação temporomandibular (DTM) pode ser tratada de várias maneiras, dependendo da gravidade dos sintomas e da causa do problema. Veja a seguir algumas opções comuns de tratamento de ATM em casa:

  • aplicar compressas quentes ou frias na área afetada;
  • evitar alimentos duros e pegajosos;
  • evitar abrir a boca excessivamente ou mover a mandíbula de forma abrupta;
  • praticar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e a tensão muscular.
  • usar analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor;
  • tomar relaxantes musculares para diminuir a tensão muscular na região da ATM.

Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos mais fortes ou injetados diretamente na articulação, mas não deixe de contar com a orientação de um dentista expert em ATM antes de adotar os cuidados listados. 

Terapia física

É possível tratar a ATM com fisioterapia, que pode incluir exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e técnicas de mobilização da mandíbula, além de terapia manual, na qual o terapeuta manipula suavemente a mandíbula e os músculos da região.

Dispositivos orais

É possível usar placas ou talas dentárias para tratar a ATM. São dispositivos personalizados que se encaixam sobre os dentes para aliviar a pressão na articulação e reduzir o ranger dos dentes. 

Ajuste oclusal

Se o problema na ATM estiver relacionado à mordida desalinhada ou a outros problemas dentários, pode ser feito um ajuste oclusal para corrigir a forma como os dentes se encaixam. 

Cirurgia

A cirurgia é geralmente o último recurso e é reservada para sintomas graves de disfunção da ATM que não responderam a outros tratamentos. Os procedimentos cirúrgicos podem envolver a remoção de tecido danificado, realinhamento ou substituição da articulação.

Se você sente algum dos sintomas listados aqui, agende a sua avaliação com o dentista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!