Lábio ressecado: descubra o que pode ser e o que é bom para tratar

Muita gente tem lábio ressecado e isso fica ainda pior quando chega o inverno! Mas você não precisa ter lábios rachados por causa do frio, basta investigar a causa e cuidar direitinho da sua boca.

Para ajudar nessa missão, vamos explicar quais são as principais causas da boca ressecada, além de indicar como escolher os produtos certos e dar dicas para manter a hidratação dos lábios em dia. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Lábios ressecados: o que pode ser?

Veja a seguir uma lista do que causa lábio ressecado

  • exposição ao ar frio e ao vento seco;
  • falta de hidratação adequada;
  • respiração pela boca;
  • lamber os lábios com muita frequência;
  • produtos labiais;
  • medicamentos;
  • condições médicas etc. 

Se você está com lábios ressecados e ardendo, pode ser por conta de queimadura solar, irritações causadas por produtos e reações alérgicas, infecções, deficiências nutricionais, doenças de pele e autoimunes, entre outras causas. 

O que é bom para lábios ressecados?

A primeira dica de ouro para tratar boca seca é caprichar na hidratação, então beba água regularmente! Além disso, hidratantes labiais podem ajudar, especialmente no frio. Evite produtos químicos. Procure por produtos à base de:

  • óleo de coco;
  • manteiga de karitê;
  • óleo de amêndoa;
  • cera de abelha;
  • vaselina etc. 

Produtos com fragrâncias e corantes devem ser dispensados para tratar lábio ressecado. A dica de ouro é garantir a proteção solar, usando um protetor labial que tenha fator de proteção solar (FPS). 

Evite lamber os lábios e ligue o umidificador

Outro ponto importante para evitar o ressecamento labial é evitar lamber os lábios, porque a saliva evapora rápido e pode piorar o quadro. E se você tem um umidificador em casa, a hora é essa: ligue durante o inverno e os momentos de ar seco. 

Consulte um especialista

O ressecamento labial também pode ser resultado de condições clínicas, por isso, se ocorre com frequência, é fundamental procurar o profissional de saúde. O dentista mesmo pode ajudar você a identificar se é necessário fazer alguma intervenção.

Se os seus lábios estão secos e você também sente outros sintomas, como dor intensa e inflamações, não adie a sua consulta e procure um médico. 

Medicamentos que causam ressecamento labial 

Alguns diuréticos, antihistamínicos, antidepressivos, antipsicóticos e o isotretinoína (medicamento para acne severa) são exemplos de medicamentos que podem causar ressecamento labial.

Se acha que a causa de você ter lábio ressecado é medicamentosa, fale com o médico para estudar uma substituição. Nunca pare a medicação por conta própria. 

Não arranque pelinhas da boca

Ter uma certa descamação dos lábios quando a boca está ressecada é natural, mas não arranque as pelinhas soltas! Isso pode irritar mais a área e fazer demorar para cicatrizar, trazendo mais sensibilidade, dor e problemas. 

Ficar com o lábio ressecado é comum, especialmente quando o tempo fica seco e frio. Por isso, você deve se proteger contra esse clima e cuidar direitinho da sua boca nesse período, usando as dicas que trouxemos. 

Trate a causa

Já aconteceu de você acordar com a boca completamente seca? Isso acontece quando dormimos de boca aberta, o que também pode estar relacionado à apneia do sono e isso pode ser tratado.

Temos um conteúdo sobre o assunto: conheça os tipos de aparelho para apneia do sono

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Bom dia !
    Já faz uns meses que sinto a oarte interior da minha boca muito ressecada ‘ ao ponto de grudar, parece que queimei com algum líquido quente ou quando comemos pipoca muito salgada que chega queimar, sinto o tecido de dentro da boca áspero.

    • Oi Roseli!

      O ideal é que o dentista avalie sua boca.

      Entre em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!