Fio dental para aparelho fixo: tipos e passo a passo para usar 

O fio dental para aparelho é um dos principais aliados do tratamento. Quando a gente usa um dispositivo fixo é natural que resíduos de comidas se acumulem ainda mais nos cantos em que a escova não alcança adequadamente.

Então, a indicação de uso é consenso entre os dentistas, mas no dia a dia pode ser complicado conseguir usá-lo da maneira adequada. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Como passar fio dental com aparelho?

Passar fio dental com aparelho ortodôntico não é nenhum bicho de sete cabeças. O primeiro passo é escolher o tipo adequado de fio dental. Se você só tem o tradicional em casa por enquanto, veja o passo a passo de como passar o fio dental com aparelho fixo:

  • corte de 45 a 50 centímetros de fio dental;
  • enrole as pontas nos dedos médios de ambas as mãos, deixando um espaço de aproximadamente 10 centímetros entre eles;
  • insira o fio dental entre os dentes e deslize suavemente para baixo até a linha da gengiva;
  • limpe ao redor dos bráquetes, fazendo um movimento de vaivém;
  • passe o fio dental ao redor de cada bráquete, indo de cima para baixo e de baixo para cima;
  • limpe entre o fio ortodônticos, deslizando o fio dental suavemente para cima e para baixo;
  • repita o processo em cada espaço entre os dentes e cada bráquete;
  • enxágue a boca.

Tenha cuidado na hora de usar o fio dental, evitando aplicar força demais para não machucar. Além disso, esse cuidado também ajuda a preservar o aparelho fixo intacto, sem quebras e descolamentos. 

Tipos de fio dental para quem usa aparelho

O fio dental tradicional pode não ser o ideal para quem usa aparelho fixo, porque muita gente tem dificuldade de manusear e fazer uma limpeza eficiente, já que pode desfiar ou ficar enroscado.

Sendo assim, existem outros tipos de fio dental para quem usa aparelho e dispositivos pensados especificamente para isso. Veja a seguir! 

Fita dental

A fita dental para aparelho é pensada exatamente para fazer higienização do aparelho ortodôntico fixo. A fita dental é bem mais larga do que o fio tradicional, por isso facilita na hora de deslizar e ajustar entre os bráquetes. 

Passador de fio dental

O passa-fio dental ou passador de fio para aparelho tem a parte superior em formato de agulha ou alça, com uma ponta flexível.

Então, você encaixa o fio dental no passador, insere a ponta entre os dentes e, quando chegar do outro lado, segura o fio e remove o passador. É uma ferramenta muito útil para quem faz tratamento ortodôntico

Fio dental encerado

O fio dental encerado vem revestido em uma camada fina de cera, por isso é mais rígido. Ele desliza entre os bráquetes e pelo fio do aparelho sem perder a firmeza. Isso facilita a utilização e minimiza o risco de prender ou desfiar durante o uso. 

Fio dental com haste

O fio dental com haste é um tipo de fio dental que vem com uma pequena haste ou alça em uma das pontas. Essa haste facilita a inserção do fio dental entre os dentes, porque é mais firme e ajuda a controlar bem durante o uso.

No entanto, os outros tipos são mais simples para usar com o aparelho ortodôntico fixo

Quantas vezes passar o fio dental com o aparelho?

O ideal é que você passe o fio dental após cada refeição. A ideia é evitar que restos se alojem na boca, gerando vários problemas, como formação de placa bacteriana, mau hálito etc.

Caso a sua rotina seja corrida e você não consiga depois de cada refeição, faça essa higienização completa antes de dormir. O fio dental para aparelho fixo é essencial para manter a saúde bucal em dia, então, use nossas dicas e não abra mão de ter o seu sorriso dos sonhos.

Usar aparelho pede diversos cuidados específicos: confira nosso Guia Completo do Aparelho Ortodôntico e aprenda como cuidar direitinho do seu! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!