A apneia do sono ocorre quando a pessoa para de respirar enquanto está dormindo e roncando. Isso resulta do bloqueio da passagem de ar pela faringe. Quando esses episódios se repetem, menos oxigênio vai para o sangue, prejudicando a atividade do organismo. O aparelho para apneia do sono pode ser uma opção de tratamento.
Esse distúrbio prejudica a qualidade de vida de quem o tem, sendo necessária a identificação das causas e o tratamento. Então, se você sofre com episódios frequentes de apneia do sono, vale a pena conhecer os tipos de aparelhos utilizados para auxiliar na melhor respiração. Quer saber mais? Vem com a gente!
Quais são os tipos de aparelho para apneia do sono?
O aparelho para apneia do sono mais comum é o CPAP. Esse equipamento pega o ar do ambiente e gera pressão usando uma turbina. O CPAP é composto pela turbina, por um tubo e uma máscara.
Você já viu um inalador tradicional? A lógica do funcionamento do equipamento para apneia do sono é semelhante: o CPAP pressuriza o ar, que passa pelo tubo e chega ao paciente pela máscara.
Aparelho CPAP
Há diferentes modelos de CPAP: básico, de pressão fixa e de pressão automática. A escolha do melhor aparelho depende da complexidade do caso e da indicação médica. Por isso, o preço do aparelho para apneia do sono pode variar.
Outro ponto sobre o CPAP é a máscara, pois existe a máscara oronasal (que abrange nariz e boca), a nasal, a almofada nasal (que é compacta e também encaixa nas narinas) e a facial total, que pega todo o rosto. É preciso escolher a mais indicada para o seu caso.
Tem como conseguir aparelho para apneia do sono pelo SUS?
A partir do diagnóstico, é possível conseguir o aparelho para apneia do sono pelo SUS. Para isso, você precisa agendar sua consulta no sistema público, passar com o clínico, pegar encaminhamento para o especialista, realizar uma polissonografia (exame para identificar a apneia do sono) e esperar a prescrição médica da necessidade do CPAP.
Após isso, é preciso aguardar pela disponibilidade do aparelho. O tempo de espera pode variar de acordo com a região, variando entre meses e anos. Sendo assim, muitas pessoas optam por adquirir o CPAP por conta própria ou buscar outras formas de tratamento, a fim de diminuir o desconforto e os riscos de apneia do sono não tratada.
O que pode substituir o CPAP?
Quem não gosta da ideia de usar o CPAP deve conversar com a equipe médica para tentar outros tratamentos, como a fonoterapia, a estimulação elétrica, o aparelho intraoral e até intervenção cirúrgica.
Aparelho odontológico para tratar apneia do sono
O aparelho odontológico para tratar ronco se chama intraoral. Como vimos, o ronco pode causar a apneia, por isso, o aparelho intraoral é uma das opções de tratamento. Assim como o CPAP, o aparelho intraoral atua liberando as vias aéreas para a passagem do ar.
Aparelho intraoral para apneia do sono
O aparelho intraoral funciona empurrando a mandíbula para a frente. Nesse movimento, os tecidos da garganta são afastados, aumentando a passagem de ar. Assim, há diminuição do ronco e a apneia do sono também é tratada. Pode ser que a instalação demande ajustes, mas a adaptação do aparelho intraoral é um tanto quanto simples.
Qual o melhor aparelho para apneia do sono?
Tanto o CPAP quanto o aparelho intraoral apresentam bons resultados para o tratamento da apneia do sono. O mais importante na hora de escolher é conversar com a equipe que cuida da sua saúde para entender as especificidades do seu caso e o que é mais eficiente e confortável para você.
Tem como reverter apneia do sono?
Para reverter apneia do sono, usar um aparelho para ronco é uma boa estratégia. Em complemento ao uso do aparelho para apneia do sono, a prática de exercícios aeróbicos como caminhada, ciclismo e natação, por exemplo, favorecem o sistema respiratório, diminuindo a chance de ronco e evitando as paradas respiratórias durante a noite.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre tratamentos para apneia do sono, não pare de aprender sobre a sua saúde: assine a nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos que preparamos para você!