Aparelho para apneia do sono: quais são os tipos e qual é o melhor 

A apneia do sono ocorre quando a pessoa para de respirar enquanto está dormindo e roncando. Isso resulta do bloqueio da passagem de ar pela faringe. Quando esses episódios se repetem, menos oxigênio vai para o sangue, prejudicando a atividade do organismo. O aparelho para apneia do sono pode ser uma opção de tratamento

Esse distúrbio prejudica a qualidade de vida de quem o tem, sendo necessária a identificação das causas e o tratamento. Então, se você sofre com episódios frequentes de apneia do sono, vale a pena conhecer os tipos de aparelhos utilizados para auxiliar na melhor respiração. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Quais são os tipos de aparelho para apneia do sono?

O aparelho para apneia do sono mais comum é o CPAP. Esse equipamento pega o ar do ambiente e gera pressão usando uma turbina. O CPAP é composto pela turbina, por um tubo e uma máscara.

Você já viu um inalador tradicional? A lógica do funcionamento do equipamento para apneia do sono é semelhante: o CPAP pressuriza o ar, que passa pelo tubo e chega ao paciente pela máscara. 

Aparelho CPAP

diferentes modelos de CPAP: básico, de pressão fixa e de pressão automática. A escolha do melhor aparelho depende da complexidade do caso e da indicação médica. Por isso, o preço do aparelho para apneia do sono pode variar. 

Outro ponto sobre o CPAP é a máscara, pois existe a máscara oronasal (que abrange nariz e boca), a nasal, a almofada nasal (que é compacta e também encaixa nas narinas) e a facial total, que pega todo o rosto. É preciso escolher a mais indicada para o seu caso. 

Tem como conseguir aparelho para apneia do sono pelo SUS?

A partir do diagnóstico, é possível conseguir o aparelho para apneia do sono pelo SUS. Para isso, você precisa agendar sua consulta no sistema público, passar com o clínico, pegar encaminhamento para o especialista, realizar uma polissonografia (exame para identificar a apneia do sono) e esperar a prescrição médica da necessidade do CPAP. 

Após isso, é preciso aguardar pela disponibilidade do aparelho. O tempo de espera pode variar de acordo com a região, variando entre meses e anos. Sendo assim, muitas pessoas optam por adquirir o CPAP por conta própria ou buscar outras formas de tratamento, a fim de diminuir o desconforto e os riscos de apneia do sono não tratada. 

O que pode substituir o CPAP?

Quem não gosta da ideia de usar o CPAP deve conversar com a equipe médica para tentar outros tratamentos, como a fonoterapia, a estimulação elétrica, o aparelho intraoral e até intervenção cirúrgica. 

Aparelho odontológico para tratar apneia do sono

O aparelho odontológico para tratar ronco se chama intraoral. Como vimos, o ronco pode causar a apneia, por isso, o aparelho intraoral é uma das opções de tratamento. Assim como o CPAP, o aparelho intraoral atua liberando as vias aéreas para a passagem do ar

Aparelho intraoral para apneia do sono

O aparelho intraoral funciona empurrando a mandíbula para a frente. Nesse movimento, os tecidos da garganta são afastados, aumentando a passagem de ar. Assim, há diminuição do ronco e a apneia do sono também é tratada. Pode ser que a instalação demande ajustes, mas a adaptação do aparelho intraoral é um tanto quanto simples.

Qual o melhor aparelho para apneia do sono?

Tanto o CPAP quanto o aparelho intraoral apresentam bons resultados para o tratamento da apneia do sono. O mais importante na hora de escolher é conversar com a equipe que cuida da sua saúde para entender as especificidades do seu caso e o que é mais eficiente e confortável para você. 

Tem como reverter apneia do sono? 

Para reverter apneia do sono, usar um aparelho para ronco é uma boa estratégia. Em complemento ao uso do aparelho para apneia do sono, a prática de exercícios aeróbicos como caminhada, ciclismo e natação, por exemplo, favorecem o sistema respiratório, diminuindo a chance de ronco e evitando as paradas respiratórias durante a noite. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tratamentos para apneia do sono, não pare de aprender sobre a sua saúde: assine a nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos que preparamos para você! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!