A presença de cárie nos dentes é um dos problemas odontológicos mais comuns em todo o mundo. De acordo com um estudo desenvolvido em uma universidade de Londres, por exemplo, cerca de 2,4 bilhões de pessoas no mundo tem cáries não tratadas.
Mesmo sendo comum, às vezes a gente só percebe que existe uma cárie no dente quando ele apodrece ou começa a doer. Por isso, o ideal é que você conheça os sintomas, as causas e o que fazer em caso de dente cariado. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que são cáries?
A cárie no dente é uma lesão causada por bactérias que perfuram o dente, causando dor e desconforto. As cáries podem surgir em pessoas de todas as idades e também podem ser tratadas, de acordo com o estágio em que se encontram. Há diferentes tipos de cárie, conforme o local que ocupam na arcada dentária:
- cáries coronárias ocorrem entre os dentes ou na região de mastigação, em geral, dos dentes posteriores de crianças e jovens;
- cáries radiculares se desenvolvem próximas às raízes dos dentes de adultos, por conta da retração natural da gengiva, causada pelo envelhecimento.
- cáries recorrentes voltam a surgir após uma restauração ou obturação.
A principal causa das cáries é o acúmulo de bactérias na boca, vindas principalmente de alimentos pegajosos e ricos em açúcares. Então, a má higienização é o fator mais relevante para o surgimento das cáries nos dentes. É muito importante trabalhar na prevenção, porque cáries podem causar até a queda dos dentes.
Como saber se estou com cárie no dente?
A cárie começa pequena, com manchas brancas opacas. Isso é resultado da desmineralização. Assim, as primeiras lesões das cáries começam na parte externa do dente, no esmalte. A cárie nesse estágio inicial não causa dor e pode ser revertida com escovação e orientação do dentista.
Principais sintomas da cárie no dente
Depois dessa fase inicial, a cárie já começa a causar sensibilidade ou dor no dente. Quando isso ocorre, a cárie já chegou na dentina, parte interna do dente. A partir daí, os sintomas se intensificam. Vejamos a seguir quais são eles!
Dor de dente constante
A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando um desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.
Maior sensibilidade nos dentes
Outro sintoma comum da cárie é o aumento da sensibilidade nos dentes, especialmente na ingestão de alimentos frios e quentes ou mudanças de temperatura. É possível que o dente também fique sensível ao toque.
Dificuldade para mastigar
Devido ao aumento da sensibilidade e das dores pela própria lesão, que vai aumentando aos poucos, um dos sintomas da cárie é o desconforto na hora de mastigar os alimentos, tornando a simples experiência de uma refeição algo desagradável.
Mau hálito
Um dos sintomas de cáries mais extensas é o mau hálito. Segundo especialistas, isso ocorre porque os alimentos ficam presos com mais facilidade nas lesões, atingindo a polpa do dente e contribuindo para o surgimento do mau hálito.
Manchas nos dentes
A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie. Se você notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar a recomendação de tratamento.
Gengiva inchada
Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente (região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente). Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaço nas gengivas, inflamações e até sangramento na escovação.
Buracos nos dentes
Com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque. Em casos mais graves, a infecção pode causar um abscesso, atingindo gengiva e osso. Há ainda o risco da infecção cair na corrente sanguínea.
Principais tratamentos para cárie no dente
Como vimos, a cárie é uma doença que ocorre em etapas. Sendo assim, o primeiro passo para tratar a cárie no dente é descobrir em qual fase ela está. Quando a cárie é descoberta em fase inicial, por exemplo, um tratamento com flúor pode paralisar a cárie e reabilitar o dente.
Restauração dentária e tratamento de canal
Quando o dente já está em uma fase mais avançada de cárie, é preciso remover a parte infectada, fazendo a restauração após isso. Quando a lesão é muito extensa, o tratamento de canal é o mais indicado. A restauração atua quando a cárie não atingiu a raiz do dente, enquanto no canal, ocorre a extração da polpa do dente.
Como prevenir cáries nos dentes
Já ouviu aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? Pois bem! A melhor coisa que você pode fazer é prevenir a cárie nos dentes, eliminando a ingestão de açúcar, caprichando na higiene bucal, fazendo visitas periódicas ao dentista e seguindo as recomendações de tratamento.
Se você sente algum dos sintomas da cárie aqui listados, o ideal é procurar um dentista o quanto antes, evitando que o problema evolua para doenças bucais mais graves. Na Odontoclinic, temos profissionais especializados para cuidar do seu sorriso: agende sua avaliação gratuita e dê adeus às cáries!