Café mancha os dentes? Tire suas dúvidas de uma vez por todas

Qual é a bebida presente na mesa de quase todos os brasileiros? Que vai bem em quase qualquer horário, tem amantes em todo canto e também já foi a base econômica do país? Isso mesmo, estamos falando do café! Muita gente tem dúvida se café mancha os dentes e o que fazer se for o caso, por isso escrevemos esse texto.

A seguir, vamos esclarecer essa história, dando dicas para manter o esmalte dos seus dentes sem manchas. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Afinal, café mancha os dentes? Mito ou verdade? 

Verdade, o café mancha os dentes. O café deixa os dentes amarelos porque é ácido e por conta de sua composição, que contém taninos e cromógenos.

A acidez da bebida enfraquece o esmalte dos dentes, enquanto as substâncias da composição aderem à superfície da dentição, podendo causar manchas ao longo do tempo. 

Café com leite mancha os dentes?

Sim, café com leite também mancha os dentes. É claro que o leite ajuda, diluindo os pigmentos, mas mesmo na mistura, o café amarela os dentes, especialmente quando consumido diariamente. 

Mas manchar os dentes não é exclusividade do café. Há outras bebidas e alimentos que mancham os dentes, como vinho tinto, suco de uva, chá preto, açaí, shoyu, refrigerantes à base de cola, beterraba e frutas vermelhas ou roxas, por exemplo. 

Como fazer para o café não manchar os dentes?

A temperatura do café também influencia nas manchas, porque o calor torna o esmalte do dente mais poroso, colaborando para a fixação dos pigmentos. Então, tomar café menos quente pode diminuir a velocidade da ocorrência de manchas.

Mas sabemos que é raríssimo que brasileiros tomem café sem ser quente. Então, confira as dicas de como tomar café sem manchar os dentes:

Há alguns alimentos que têm função detergente, como a maçã, por exemplo. Não é comum, mas se você quiser usar um canudo para beber, também funciona para evitar a mancha de café no dente

Se você toma café todo dia, nem pensa em beber de canudo, muito menos em beber frio, e por algum motivo não consegue escovar os dentes após a bebida, planeje visitas regulares ao dentista. O profissional pode fazer limpezas para prevenir dentes manchados

Profilaxia dentária 

Profilaxia dentária é o nome que se dá para a limpeza feita pelo dentista em consultório. Durante o procedimento, o profissional usa instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro.

A escovação regular não alcança todas as áreas dos dentes, então, o dentista usa polidores e pastas de limpeza para remover manchas superficiais dos dentes, incluindo aquelas causadas por café, chá, tabaco e outros alimentos pigmentados.

Agende sua avaliação na Odontoclinic

Agora que você já sabe que café mancha os dentes, que tal programar de fazer limpezas periódicas e não deixar seus dentes serem prejudicados pelo hábito de tomar café?

Agende sua avaliação na Odontoclinic mais próxima

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!