Nevralgia nos dentes: sintomas e como tratar dor no nervo do dente

Se você já sentiu dor em qualquer nervo, sabe que esse assunto não é brincadeira! E se você nunca teve a experiência, acredite: você não quer passar por isso. A nevralgia nos dentes pode ocorrer com qualquer pessoa.

Então, é melhor prevenir e saber identificar os sintomas. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é nevralgia nos dentes?

Nevralgia no dente é uma dor no nervo do dente provocada por alguma disfunção, irritação ou lesão. Essa dor também é conhecida como neuralgia e pode acometer a área controlada pelo nervo, seu trajeto ou uma das raizes. 

Neuralgia nos dentes x Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é bastante confundida com dor de dente. Nesse caso, a dor vem do nervo trigêmeo, que é o principal da face, vindo desde o topo da cabeça e passando por todo o rosto, com maior parte na boca e na língua. 

Com funções sensoriais e motoras, o nervo do trigêmeo pode causar uma dor incapacitante. Chamada também de nevralgia na gengiva, essa dor é como choques fortes na face, na região da mandíbula e dos músculos que usamos para mastigar, geralmente. 

Agora que você já sabe as especificidades da neuralgia do trigêmeo, veja uma os sintomas de nevralgia nos dentes:

  • dor aguda no dente;
  • dor penetrante no dente;
  • sensação de dor irradiando de dentro do dente;
  • pulsação dentária;
  • sensação de pulsação no rosto e/ou cabeça;
  • dificuldade para se alimentar, especialmente doces e frutas cítricas;
  • sensibilidade ao consumo de alimentos quentes ou frios etc.

Já na nevralgia do trigêmeo, a dor intensa ocorre repetidamente, geralmente em apenas um dos lados da face, como se fosse um raio, atingindo o queixo, a região da bochecha e próxima ao nariz. 

O que causa nevralgia nos dentes?

As principais causas de nevralgia nos dentes são traumas na região da face, bruxismo, disfunções na mastigação e cáries profundas. A dor no nervo também pode ocorrer quando há inflamação da polpa do dente, a pulpite. 

Nevralgia nos dentes: como tratar?

O tratamento para nevralgia dental pode envolver remoção das cáries, realização de canal e até intervenção cirúrgica, dependendo da causa e da apuração dos exames. 

O dentista também vai recomendar o uso de medicamentos analgésicos e/ou antiinflamatórios, além de orientar sobre os cuidados para evitar a reincidência das dores. 

Remédio para nevralgia nos dentes

Geralmente, os remédios para dor no nervo do dente são antiinflamatórios e anestésicos, como paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco, benzocaína (tópico), lidocaína (tópico) etc.

O dentista também pode aplicar anestesia diretamente no nervo do dente.

É muito importante procurar a avaliação do profissional para investigar as causas e identificar qual é exatamente o seu quadro, se é neuralgia nos dentes ou nevralgia do trigêmeo, por exemplo, pois o tratamento difere em cada caso. 

Como aliviar nevralgia nos dentes?

Não tem como acabar com nevralgia nos dentes sem fazer o tratamento recomendado pelo dentista, mas você pode tomar alguns cuidados para aliviar a dor, como escovar os dentes com leves movimentos de vai-e-vem na margem da gengiva, fazer compressas com gelo etc. 

Nevralgia nos dentes: tratamento caseiro

Não há tratamento caseiro para a nevralgia nos dentes, pois a causa demanda avaliação e intervenção profissional. Entretanto, é possível fazer um tratamento caseiro para alívio da dor, pensando em analgésicos e antiinflamatórios naturais.

Veja uma lista de exemplos do que é bom para nevralgia nos dentes:

  • camomila;
  • hortelã fresco;
  • óleo de cravo-da-índia;
  • tomilho, louro e manjerona;
  • erva cidreira etc.

Vale ressaltar que o calor é vasodilatador, ou seja, as vias sanguíneas são abertas, estimulando o fluxo de sangue. Então, se a intenção é anestesiar, por exemplo, o frio é mais efetivo.

Além disso, antes de tentar tratamentos caseiros para nevralgia nos dentes, é fundamental buscar orientação do dentista para o seu caso específico. Mesmo que sua intenção seja boa, você pode piorar o quadro por falta de conhecimento. 

Aprenda com especialistas

Falando nisso, você tem certeza que escova seus dentes da maneira correta? Se você quer aprender e cuidar melhor do seu sorriso, baixe o nosso ebook sobre como fazer higiene bucal

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • Já tratei o canal do mesmo dente da frente por duas vezes ,agorá estou de novo com uma sensibilidade muito grande qudo bato devagarinho no dente ele fica sensível e até dói gostaria de saber se pode ser feito novamente o canal pois o mesmo dente já foi feito por duas vezes o canal .
    Trata-se do dente da frente e vai causar um dano muito grde na minha estética.

    • Oi Carmen!

      Por aqui não conseguimos afirmar a melhor forma de tratamento.
      Por isso, o ideal é marcar uma consulta com o dentista.

      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

  • Tenho sofrido com muita dor eu achava que era nos dentes mas depois passei a obsetvar melhor e vi que a dor e no nervo da parte inferior fa boca e agora comecou a doer muito forte e on de moro nao tem servisso de saude 24 horas ppis pra chegar ate o hospital moacir do carmo tetei que viajar cerca de mais de 20 km aoguem pode me ajudar pode ser uma orientacao.

    • Oi João!

      Não é possível apontar um diagnóstico apenas com a descrição. O profissional precisa, além de ouvir a sua queixa, analisar a sua boca.

      Você pode marcar uma consulta gratuita na Odontoclinic. Entre em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para agendar.

      Vá ao dentista e tire todas as suas dúvidas com ele.

      Esperamos por você! Até mais 😀

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!