Profilaxia dentária: como é feita e quais são os benefícios?

4 minutos para ler

Como sabemos, o uso do fio dental e a escovação diária dos dentes são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. No entanto, para garantir uma proteção ainda maior e corrigir os dentes, os especialistas indicam uma sessão de profilaxia dentária duas vezes ao ano.

Atualmente, essa é uma das principais maneiras de prevenir inúmeras complicações na cavidade da boca, como é o caso da periodontite ou a temida cárie — que, quando não tratada adequadamente, pode evoluir para doenças mais graves e incômodas, como o canal. Portanto, todo cuidado é pouco!

Caso você queira investir mais em sua qualidade de vida e bem-estar, esse é um ótimo momento para entender mais sobre o procedimento, como ele é feito e os seus benefícios. Acompanhe o post e descubra tudo sobre o assunto.

Qual é a importância de fazer a limpeza periódica no dentista?

A profilaxia dentária consiste em uma limpeza que deve ser realizada sempre por um dentista especializado e capacitado na área. Ao longo do procedimento, ele vai promover a remoção da placa bacteriana, assim como do tártaro e de manchas superficiais, por meio do polimento e de uma raspagem.

Feito de modo periódico, o tratamento é excelente para prevenir inflamações e doenças, seja nos dentes ou na gengiva. Também ajuda a melhorar o visual do sorriso, já que deixa os dentes mais branquinhos e a gengiva com um aspecto saudável. Ainda é válido ressaltar que a retirada da placa bacteriana auxilia na manutenção de um bom hálito.

Quais são os benefícios da profilaxia dentária?

profilaxia dentária

Existem muitos benefícios ao realizar a profilaxia dentária de modo preventivo. Para que você entenda a importância desse cuidado, listamos os principais pontos positivos desse tratamento.

Protege contra doenças dentárias

Inúmeras doenças dentárias podem ser facilmente evitadas com a ajuda da profilaxia. Esse é o caso da gengivite e da cárie — especialmente porque, ao longo do tratamento, serão eliminadas bactérias e demais resíduos capazes de causar inflamações e infecções na cavidade bucal. Por isso, é de extrema importância visitar o seu dentista, ao menos, a cada seis meses.

Previne a perda dos dentes

O processo também é ótimo para diminuir a chance de perder os dentes. O motivo? Em muitas situações, essa complicação está diretamente associada ao mau hábito de escovação, assim como cáries e demais fatores importantes.

Preserva a saúde bucal

No decorrer da limpeza, o dentista vai higienizar cada dente, eliminando o acúmulo de placa para que nenhuma bactéria consiga se instalar. Esse cuidado é fundamental para evitar o surgimento de infecções e doenças, mantendo a saúde bucal sempre preservada.

Como é feita?

Antes de iniciar a profilaxia dentária, é preciso que o paciente passe por uma avaliação com o dentista. Durante a consulta, o profissional vai analisar se há a necessidade de realizar a limpeza dos dentes.

Em caso positivo, o procedimento é iniciado. Primeiro, é utilizado um aparelho de ultrassom ou instrumentais curetas para promover a limpeza do tártaro. Depois, o especialista entra em ação com uma espécie de jato de água composto por bicarbonato e uma mini escova rotatória contendo um pouco de pasta profilática.

Essa composição é excelente para promover uma limpeza intensa e profunda nos dentes. A próxima profilaxia dependerá unicamente do quadro de saúde bucal de cada paciente, assim como das indicações dadas pelo especialista responsável.

Após a leitura, não há mais desculpas: de tempos em tempos, visitar o seu dentista e realizar a profilaxia dentária é uma obrigação. Invista nesse cuidado para que a sua saúde bucal fique sempre intacta e livre de problemas. Também é essencial consultar profissionais reconhecidos no setor. Assim, você garante um tratamento de qualidade, com segurança e máximo conforto.

Gostou e quer saber mais? Na Odontoclinic é possível encontrar diversos especialistas no ramo. Aproveite para entrar em contato conosco e agendar o seu horário!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário