Chupeta faz mal para a saúde bucal? Entenda!

3 minutos para ler
Clínico geral: sempre uma solução ideal pra cuidar de você

Será que o hábito de chupar chupeta faz mal para os bebês e para as crianças? Confira a resposta!

Quando falamos em bebês, é normal que apareçam muitas dúvidas em relação à saúde bucal.

Uma das perguntas mais frequentes entre pais, mães e responsáveis é: será que chupeta faz mal para o desenvolvimento dos pequenos? Pois já trazemos a resposta: sim, ela pode ser prejudicial.

Quais são os riscos de oferecer a chupeta às crianças? Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto! 

Afinal, por que chupar chupeta faz mal?

A informação de que chupeta faz mal é baseada em consequências como dentes apinhados, mordida aberta, comprometimento da respiração e mais chances do desenvolvimento de cáries.

A seguir, detalhamos melhor essas informações. Continue a leitura!

Dentes apinhados 

Os dentes tortos são uma das principais consequências do uso prolongado de chupeta. O objeto tende a puxar a arcada para frente, além de fazer com que os dentes fiquem apinhados (ou seja, uns por cima dos outros), limitando o espaço para o nascimento de novos dentinhos.

Mordida aberta 

A mordida aberta é outro problema que pode ser ocasionado pelas chupetas. No longo prazo, essa condição pode levar até mesmo à perda dentária, por isso, a prevenção é fundamental!

Comprometimento da respiração 

Essas mudanças levam a criança a respirar pela boca, podendo contribuir para o surgimento de problemas de respiração, especialmente durante a noite — mas não excluindo a possibilidade do desenvolvimento de alterações com o desvio de septo.

Mais chances de desenvolver cáries

A exposição frequente da criança às bactérias presentes na borracha da chupeta ou aos restos de comida que podem ficar presos na estrutura são um “prato cheio” para o desenvolvimento e o agravamento de casos da cárie. O acompanhamento odontológico, portanto, infantil se faz essencial em todas as fases da vida.

Então, é proibido oferecer a chupeta às crianças?

Não é bem assim. O que acontece é que o uso prolongado desse item pode, sim, gerar alguns prejuízos, como vimos anteriormente. Além disso, o processo de tirar a chupeta pode ser bem complicado, por isso, o indicado é que ela não seja oferecida à criança.

Caso isso ainda assim seja uma realidade, priorize as chupetas ortodônticas, que respeitam as particularidades da boquinha da criança e geram menos prejuízos anatômicos durante o desenvolvimento infantil. 

Além disso, reserve o uso da chupeta até, no máximo, os dois anos do bebê. Até essa fase, a readequação óssea — que ocorre graças ao crescimento da face do pequeno — ainda pode acontecer, evitando complicações no longo prazo.

Gostou de saber se chupeta faz mal para o desenvolvimento infantil? Como vimos, a resposta é sim, caso o uso desse objeto seja prolongado. Por isso, o acompanhamento com um dentista é fundamental na infância.

Agora, que tal compartilhar o artigo nas redes sociais, para que mais pessoas possam entender melhor sobre esse tema? Ajude a espalhar informação!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário