Prós e contras dos implantes dentários com carga imediata

O tratamento com implante dentário é realizado por etapas e uma delas é a osseointegração. Esse período costuma ser o mais demorado, porque pode levar alguns meses para o osso cicatrizar. Mas existe uma técnica que reduz essa espera, realizada com implantes dentários com carga imediata.

Nessa opção de procedimento, o paciente já sai do consultório com a arcada dentária completa. Porém, não são todas as pessoas que podem se submeter a essa variação do tratamento porque ela também apresenta algumas limitações e contraindicações.

De toda forma, reduzir o tempo de espera para substituir o dente perdido é uma ideia muito atrativa. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar com mais detalhes como os implantes com carga imediata funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse tratamento. Continue lendo!

O que é o implante dentário com carga imediata?

implantes dentários com carga imediata

Uma das características do tratamento convencional com implantes dentários é ser um procedimento longo. Isso acontece porque é preciso cumprir cada umas das etapas no momento certo para garantir o sucesso dos resultados.

Sendo assim, primeiro é feito o planejamento, depois, a cirurgia para fixar o implante, e em seguida vem a osseointegração. Então, é feita a reabertura para colocar a prótese temporária e, após a cicatrização total, ela é substituída pela prótese definitiva.

Nesse caso, o tratamento se estende por vários meses, e é por isso que os implantes dentários com carga imediata são tão atrativos. Nessa técnica, não é necessário esperar o osso se regenerar ao redor do implante.

Na mesma consulta em que é feita a cirurgia para fixação do pino, o implantodontista instala uma prótese que vai substituir o dente que foi perdido. Sendo assim, o paciente sai do consultório com a arcada dentária completa e permanece assim enquanto a osseointegração acontece.

A diferença está no fato de que a gengiva não é fechada, escondendo o implante, como acontece na técnica convencional. Tanto o tecido ósseo quanto a mucosa vão cicatrizar ao redor da prótese provisória, então, não há necessidade de fazer uma reabertura na gengiva depois da osseointegração.

Quais são os prós desse procedimento?

Os implantes dentários com carga imediata oferecem algumas vantagens a mais em relação à técnica convencional. Isso se dá por causa do modo como esse procedimento é realizado e, a seguir, você confere quais são as vantagens de optar por ele.

Ganho estético

Um dos maiores benefícios do implante com carga imediata é o ganho estético que ele proporciona para o paciente. Conforme explicamos, na mesma consulta em que o pino é fixado, também é acrescentada a prótese que vai ocupar o lugar do dente perdido, assim, o sorriso fica completo.

Essa é uma grande vantagem, principalmente, para as pessoas que perderam dentes na região estética da arcada dentária, ou seja, aqueles que ficam à mostra quando falamos ou sorrimos. Isso traz um grande impacto também para sua autoestima.

Recuperação da função

A substituição de dentes perdidos por implantes com carga imediata não tem um objetivo apenas estético, mas traz o benefício de recuperar a função da arcada dentária. Isso no que se refere à mastigação e à fala.

É verdade que ainda é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que a osseointegração está em processo. É importante evitar grandes movimentações na prótese para não abalar o implante. Mesmo assim, há uma liberdade maior para se alimentar e articular as palavras, sem as dificuldades que a falta do dente acarreta.

Tempo de tratamento

A duração do tratamento é reduzida quando podemos utilizar a técnica dos implantes com carga imediata. Considere que não é necessário esperar a osseointegração e o paciente não precisa ser submetido a uma nova cirurgia.

Tudo isso permite ganhar tempo e alcançar os resultados mais rapidamente. Afinal, assim que o implante está totalmente fixo no osso e os tecidos ao seu redor já se regeneraram, é possível instalar a prótese definitiva.

Quais são os contras do procedimento?

Mesmo com tantas vantagens proporcionadas pelos implantes com carga imediata, não podemos nos esquecer de que essa técnica também traz alguns contras. Esses aspectos devem ser considerados para definir em quais casos esse tratamento é ou não indicado. Veja, a seguir.

Valor do investimento

Em relação à técnica convencional, o procedimento com carga imediata requer um investimento um pouco mais alto. Isso acontece por causa da maneira como o método é empregado e de toda a tecnologia necessária para alcançar uma alta precisão, garantindo bons resultados desde o início do tratamento.

Para que os implantes com carga imediata sejam um sucesso, o pino precisa apresentar uma boa estabilidade primária. São utilizados materiais diferenciados e o planejamento também é diferente, em razão da complexidade maior. Por isso essa diferença de valores.

Necessidade de troca da prótese

Conforme explicamos, o paciente sai do consultório do implantodontista já com seu sorriso completo, pois a prótese é fixada no mesmo dia. Entretanto, dissemos também que ela é provisória, ou seja, precisará ser substituída.

Depois que a osseointegração acontecer, o paciente deve retornar ao consultório do especialista para retirar essa prótese e colocar a definitiva. Não é um procedimento complexo nem demorado, mas exige esse retorno ao dentista porque o tratamento não está finalizado.

Possibilidade de fratura

A prótese temporária é instalada sobre o implante que acabou de ser fixado no osso. O implantodontista busca sempre uma ótima estabilidade primária, mas ainda existe certa mobilidade nesse conjunto, o que aumenta o risco de acontecerem fraturas.

Como o dente já foi substituído, o paciente pode se sentir à vontade, principalmente, na hora de se alimentar, tendo uma falsa sensação de segurança total. Esse descuido gera uma sobrecarga sobre o implante, podendo causar as fraturas no osso e dificultar a sua cicatrização.

Falhas na osseointegração

A osseointegração é o processo em que o osso que serve como base para a dentição se regenera e envolve o implante. É uma espécie de cicatrização que ocorre gradativamente ao longo dos meses, mas para acontecer precisa que o pino esteja totalmente imóvel.

Basicamente, é o que acontece quando temos um machucado que forma aquela “casquinha”. Se ficarmos mexendo nela, a pele vai demorar para cicatrizar porque é constantemente lesionada. Assim, se o implante ficar se movimentando, acontecerão falhas na osseointegração, com o risco de insucesso.

O tratamento de implantes dentários com carga imediata é uma excelente opção para quem deseja resultados rápidos, mas é fundamental consultar um dentista especializado e experiente. Isso para fazer uma avaliação minuciosa, tirar todas as suas dúvidas e realizar um excelente planejamento. Seguindo todas as recomendações e cuidados, o tratamento será um sucesso.

Saiba mais detalhes sobre esse tratamento e outros procedimentos para cuidar do seu sorriso. Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!