Boca amarga: está com gosto amargo na boca? Veja o que fazer!

Está sentindo a boca amarga e não sabe o que fazer para se livrar dessa sensação? Então esse post é para você. Sentir um gosto amargo na boca não é incomum, mas merece sua atenção, pois pode indicar problemas mais graves, além de ser super desconfortável.

A seguir, você vai aprender as principais causas de boca amarga, o que fazer para tirar o gosto amargo da boca e quando é recomendado procurar um especialista para tratar o problema. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Boca amarga, o que pode ser?

A sensação de boca amarga tem causas variadas e também pode se manifestar de formas diferentes. É possível sentir um gosto azedo na boca ou um sabor metálico, por exemplo. Ambos os sintomas indicam causas diferentes. Veja a lista com as principais causas da boca amarga:

  • problemas dentários, como cáries, infecções e problemas na gengiva;
  • refluxo gastroesofágico;
  • problemas no fígado;
  • problemas na vesícula biliar;
  • infecções;
  • uso de medicamentos etc.

Os medicamentos podem alterar o sabor de alimentos e também provocar boca seca. A boca seca por desidratação também é uma causa de amargor na boca. Entre as infecções que podem causar gosto amargo na boca, temos a sinusite. No caso de doenças na vesícula, o gosto na boca pode ser metálico.

Como tirar gosto amargo da boca?

A primeira recomendação para tirar gosto amargo da boca é bastante óbvia: escove os dentes. Além disso, higienize a sua língua. Outra dica de ouro é tomar bastante água. A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor. 

Você já deve ter ouvido falar de receitas de como tirar amargor da boca recomendando chupar limão. Pasme: pode funcionar. Isso porque o limão é ácido, característica que neutraliza o gosto ruim da boca a depender da causa. 

Como tirar gosto ruim da boca com receitas caseiras

Assim como o suco de limão, existem outras formas caseiras de tirar gosto ruim da boca. O mais importante aqui é salientar que se a sensação for constante ou recorrente, você precisa investigar a causa para tratar adequadamente. 

Caprichar na higiene bucal, tomar chá de hortelã, mastigar um pedacinho de gengibre, enxaguar a boca com uma colher de chá de vinagre de maçã ou bicarbonato misturada a um copo de água, enfim, tudo isso pode ser útil para tirar o gosto ruim da boca. 

Mesmo que você saiba o que fazer para a boca parar de amargar, está tratando apenas o sintoma. Então você acaba enfrentando o mesmo problema várias vezes. O ideal é tratar a causa para que o sintoma desapareça. 

Existe remédio para boca amarga?

Existem sim remédios para boca amarga. Se você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer para a boca parar de amargar, é hora de contar com a prescrição de um profissional.

Entre os remédios recomendados para esse tratamento, estão os que reduzem a produção de ácido no estômago, antibióticos, medicamentos para problemas hepáticos ou na vesícula e ainda os para tratar xerostomia (boca seca) e problemas dentários. 

Problemas dentários podem causar gosto amargo na boca

A boca amarga pode ser consequência de algum problema dentário, como cáries, infecções, gengivite, periodontite, problemas na salivação etc. Infecções e inflamações nos dentes favorecem a proliferação de bactérias, causando mau hálito e gosto ruim na boca.

Para ter certeza que esse é seu caso, você precisa procurar um dentista. A partir da avaliação, o especialista vai tratar o problema o quanto antes e receitar as medicações adequadas para eliminar os sintomas e as causas de amargor na boca.

Não sofra mais com esse problema: agende a sua avaliação gratuita na Odontoclinic

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!