Boca doce: o que pode ser? Veja as principais causas da saliva doce

Estou com a boca doce, o que pode ser? Essa é uma pergunta que muitos já se fizeram, e a resposta varia de acordo com diferentes situações. 

Sentir um gosto adociçado na boca pode estar relacionado a diversos fatores, desde a alimentação até questões de saúde. Nesse texto, vamos falar sobre isso, mostrando o que você pode fazer. Quer saber mais? Vem com a gente! 

É normal sentir a boca doce?

Depende. A saliva doce na boca pode ser resultado da dieta, de problemas de saúde ou de hábitos de higiene bucal inadequados.

Se isso ocorre de vez em quando, talvez não seja preocupante, mas se a sensação persiste ou está acompanhada de outros sintomas, é aconselhável buscar um profissional.

Saliva doce na boca, o que pode ser?

Assim como sentir gosto amargo na boca, sentir gosto doce na saliva pode ser um sinal de alerta, indicando algumas condições médicas, como diabetes, hiperglicemia, refluxo, falta de consumo de carboidratos, infecções e até problemas neurológicos.

Algumas pessoas podem experienciar boca doce na gravidez, devido a mudanças hormonais. Além disso, a saliva adocicada pode ser resultado da ingestão de remédios específicos. 

O que significa acordar com gosto doce na boca?

Geralmente, isso ocorre devido a mudanças na produção de saliva durante o sono. À noite, a produção de saliva diminui, e isso pode fazer com que a boca fique seca e propensa a acumular resíduos de alimentos e bactérias.

Se você consome alimentos doces antes de dormir ou tem uma higiene bucal insuficiente, é mais provável que acorde com a sensação de saliva doce. Embora desconfortável, acordar sentindo a boca levemente adocicada de vez em quando não necessariamente é motivo para preocupação. 

Como tirar o gosto doce da boca?

Primeiramente, reforce sua higiene bucal, escovando os dentes e a língua adequadamente após as refeições e antes de dormir. Beber água também ajuda a eliminar resíduos e bactérias da região bucal, reduzindo a ocorrência de gosto adocicado.

Além disso, evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, especialmente antes de dormir, para reduzir as chances de acordar com a saliva doce.

O dentista pode ajudar com a sensação de saliva doce

Se você sente com frequência a boca doce e não sabe o que pode ser, marque uma avaliação com o dentista. Por ser especialista nos assuntos da boca, o profissional vai saber fazer as perguntas certas para entender as causas e apontar encaminhamentos para outros profissionais, se necessário. 

Não perca tempo: agende a sua avaliação gratuita na Odontoclinic mais próxima de você! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!