Saiba o que é o check-up odontológico e sua importância

Realizar um check-up odontológico com frequência é fundamental. Saiba por que você deve começar hoje mesmo!

Muito se fala sobre a importância dos check-ups para a saúde. Essa palavra, de origem inglesa, tem um significado que nos remete ao ato de “checar tudo”. Ou seja, fazer uma avaliação completa a fim de identificar possíveis alterações em exames ou cuidar da prevenção de forma mais incisiva.

No entanto, muitas pessoas não dão a devida importância ao check-up odontológico, atitude que acaba sendo deixada de lado. E isso não pode acontecer, concorda? Afinal, a nossa checagem periódica deve ser completa.

Mas, afinal, o que é esse check-up da saúde bucal? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto tão importante!

O que é o check-up odontológico?

O check-up odontológico é a realização de consultas periódicas para avaliar toda a cavidade oral (dentes, língua, gengivas, céu da boca, etc.) em busca de alterações. Caso necessário, é feito o tratamento ou o encaminhamento para um dentista especialista.

Nessas consultas, o profissional também fará a profilaxia bucal, ou seja, a prevenção do desenvolvimento de doenças. Isso é feito por meio de aplicação de flúor, limpeza dos dentes e orientação sobre cuidados com a higiene para o paciente atendido.

Qual é a importância do check-up odontológico?

Agora, vamos conferir algumas vantagens de investir em um bom check-up da saúde bucal?

Auxilia no diagnóstico precoce de doenças

Como vimos, a avaliação é uma ótima oportunidade para que o dentista consiga identificar qualquer tipo de alteração precocemente, como o surgimento de cáries ou o desenvolvimento de gengivites.

Permite um bom acompanhamento ao longo da vida

O envelhecimento dos dentes é um desgaste natural que pode ser acompanhado por um profissional ao longo de check-ups frequentes. Desse modo, você reduz as chances de danos à estrutura dental.

Previne problemas bucais

A prevenção também é uma parte importante dos cuidados com o acompanhamento odontológico. Com as práticas empregadas em consultório, os seus dentes ficam protegidos e bem mais saudáveis.

Ajuda a manter o sorriso bonito

Tudo isso culmina em uma consequência: um sorriso muito mais bonito e saudável! Além disso, todo o seu organismo agradece. Afinal, a boca é a porta de entrada para uma série de doenças que podem atingir o corpo como um todo.

Qual é a frequência ideal?

Isso depende! Para o público em geral, é recomendado que esses check-ups sejam feitos a cada 6 meses. No entanto, o dentista pode indicar uma frequência maior ou menor.

Há pessoas que visitam o consultório a cada 3 meses, e outras, anualmente. Tudo dependerá da sua necessidade e do seu estado de saúde geral. Converse com um dentista de confiança e veja quando precisa voltar para o próximo check-up.

Gostou de saber a importância do check-up odontológico para o seu sorriso e para a saúde como um todo? Agora, é hora de marcar a sua próxima consulta e garantir a prevenção ou o tratamento precoce para qualquer problema que esteja começando a aparecer em sua boca.

Aproveite e siga a Odontoclinic em nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, no YouTube e no Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!