Preenchimento labial pode ser feito em consultório. Saiba mais!

7 minutos para ler

Dentistas especializados podem realizar o preenchimento labial e outros procedimentos estéticos. Conheça as vantagens!

Quem deseja dar mais volume ou destacar os contornos dos lábios pode recorrer ao preenchimento labial. Além de estar cada vez mais acessível, você sabia que esse procedimento pode ser feito pelo seu dentista?

Neste artigo, confira mais informações e conheça os tipos de preenchimento, os benefícios e outros resultados que essa técnica pode trazer. Boa leitura!

O que é preenchimento labial?

O preenchimento labial consiste em um procedimento estético que tem como objetivo aprimorar o formato labial, trazendo um novo aspecto ao rosto. Para isso, substâncias são injetadas no interior dos lábios por meio de uma agulha ou microcânula (espécie de agulha com ponta arredondada).

Um dos principais objetivos desse procedimento é dar volume à região, mas o preenchimento dos lábios também é usado para outras finalidades. Entre as queixas que podem ser atendidas, estão:

  • aumentar o volume labial;
  • melhorar o contorno para harmonizar lábios e rosto;
  • solucionar problemas de assimetria labial;
  • reverter sinais de envelhecimento dos lábios e proporcionar sustentação à região;
  • aumentar a hidratação dos lábios e dar um efeito gloss à boca;
  • resolver patologias após a realização de algum tipo de procedimento dentário.

Como funciona o preenchimento labial?

Para fazer o preenchimento labial, o dentista aplica anestesia no local, o que vai evitar qualquer desconforto durante o procedimento. Com o uso de uma agulha, o profissional injeta, cuidadosamente, o produto preenchedor no interior dos lábios. Para finalizar o processo, o especialista realiza uma massagem suave no local. 

Essa massagem final tem a função de fazer com que o resultado estético seja mais agradável. Vale ressaltar que é normal que o local da aplicação fique um pouco roxo. Além disso, os lábios podem ficar inchados pelo período de 48 horas após o procedimento.

Antes de realizar o procedimento, você deve conversar com o dentista para que ele possa entender qual é o resultado desejado. Fazer uma avaliação das proporções do seu rosto também é importante para garantir a harmonização facial.

Se, mesmo depois do procedimento, você desejar mais volume nos lábios, será preciso esperar pelo menos um mês para fazer a próxima aplicação. Esse tempo é fundamental para que os lábios se recuperem totalmente.

Caso você não queira mais repetir o preenchimento, não tem problema. Seus lábios voltarão ao volume e ao formato natural conforme as substâncias são absorvidas pelo organismo.

Quais são os tipos mais comuns de preenchimento?

São três os tipos de preenchimento labial mais comuns, classificados com base na duração dos efeitos ao realizar o procedimento. Vamos conferir cada um deles.

Temporários

Esse é o tipo de preenchimento mais indicado pelos profissionais, tendo duração média de seis meses. Em geral, a substância usada é o ácido hialurônico. Trata-se de um material maleável, que não gera efeitos colaterais no organismo e não fica palpável ao toque — ou seja, não é sentido ao comer ou beijar.

Outro procedimento temporário usa a gordura autógena, que é retirada do próprio corpo. Aqui, vale uma ressalva: a gordura aplicada nos lábios pode aumentar excessivamente se você ganhar muito peso. Além disso, o procedimento só é indicado em caso de lipoaspiração, pois você precisa receber anestesia para a remoção da gordura que será colocada nos lábios.

Semipermanentes 

As substâncias usadas são a polilactona e a hidroxiapatita de cálcio. Porém, como esses produtos podem sofrer rejeição pelo corpo, é necessário realizar uma análise médica antes de receber a aplicação.

Permanentes

São utilizadas substâncias sintéticas, como silicone e hidrogel. Apesar de garantir a duração permanente do preenchimento, essas técnicas não são mais indicadas, porque podem provocar reações inflamatórias sérias. As reações podem ser tardias ou imediatas, trazendo até mesmo o risco da formação de nódulos nos lábios.

Quais são os cuidados necessários para realizar o preenchimento?

Agora que você já sabe como funciona o preenchimento labial e quais são os tipos disponíveis, confira os cuidados que você deve ter na hora de fazer esse procedimento.

Escolha o tipo adequado

Como vimos anteriormente, existem várias formas de fazer o preenchimento dos lábios. Sendo assim, é importante conversar com o seu dentista sobre a melhor opção para o seu caso.

Vale lembrar que o uso de algumas substâncias pode ser prejudicial e trazer resultados indesejados. O ácido hialurônico é o mais indicado, pois além de ser específico para os lábios, já temos essa substância no nosso organismo — o que evita riscos de reação.

Conte com ajuda de um especialista

Outro cuidado importante é buscar a ajuda de um dentista especialista para aplicar o produto. Além de conhecer bem o procedimento, ele também deve ser claro e explicar o passo a passo para você. Isso é fundamental para respeitar a proporção dos lábios em relação ao rosto e evitar que o resultado seja insatisfatório.

Conheça os riscos

O preenchimento labial não é indicado para quem tem alergia ao tipo de produto usado, pessoas que apresentam doenças autoimunes ou gestantes. Por esse motivo, é fundamental que a recomendação seja feita por meio de avaliação do profissional.

Conhecer o resultado da técnica usada pelo especialista também vai evitar o risco de exageros na hora da aplicação.

preenchimento labial

Qual é o preço do procedimento?

O Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação dos preços específicos dos serviços, então, você deve entrar em contato com um profissional capacitado para ter as informações e agendar uma avaliação.

É possível dizer que o preço do preenchimento labial pode variar bastante — entre mil e cinco mil reais. O custo vai depender de vários fatores, como a clínica onde o procedimento é feito, o dentista, o produto e a técnica utilizada.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

Além da escolha do preenchimento e do dentista responsável, você deve saber quais são os cuidados após a aplicação. Confira!

Use hidratante labial

O hidratante labial ajuda a evitar que o ressecamento tome conta da região. Ele também preserva o colágeno e a elastina, que oferecem mais firmeza à pele, mantendo uma aparência mais lisa.

Aplique protetor labial com fator de proteção solar

Os lábios também precisam de proteção contra a radiação solar, que causam o envelhecimento precoce da pele. Aplique o protetor labial diariamente — é importante que o produto tenha fator de proteção (FPS) 30, no mínimo.

Como um dentista faz o procedimento?

Além de cuidar da estética dental, o dentista especializado pode realizar o preenchimento dos lábios. Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a técnica pode ser feita nas clínicas odontológicas. Antes da aplicação, o profissional vai avaliar sua saúde e verificar se existe algum tipo de contraindicação.

Como vimos neste artigo, é possível contar com o seu dentista para fazer o preenchimento labial — desde que ele seja habilitado para essa função. Vale lembrar que todo o processo é realizado de maneira rápida, praticamente indolor e segura.

Você poderá fazer o seu preenchimento na Odontoclinic. Contamos com profissionais experientes e qualificados, capazes de conquistar os resultados que você deseja. Faça agora mesmo o agendamento em uma das nossas unidades!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário