Varizes linguais: você consegue ver as veias embaixo da língua? 

Varizes linguais são dilatações das veias na língua. Elas também são conhecidas como varicosidades linguais. Ao olhar, elas realmente lembram as varizes das pernas e são mais frequentes na parte debaixo da língua.

As varizes na língua podem ser protuberâncias. Geralmente não causam dor e não são prejudiciais, mas em alguns casos podem causar desconforto, como sensação de queimação ou sensibilidade.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

Como identificar varizes embaixo da língua

Você pode notar as varizes embaixo da língua olhando e/ou tocando a região.

Incline a cabeça para trás e use um espelho para examinar a língua. Procure veias dilatadas, pequenas protuberâncias ou áreas elevadas.

Lave bem as mãos e, com a ponta dos dedos limpos, pressione suavemente a parte inferior da língua. Se você sentir pequenas elevações ou saliências, pode ser varizes.

Foto de varizes na língua

Principais causas da variz lingual

Varizes na língua podem ter várias causas, como:

  • genética;
  • pressão venosa;
  • problemas circulatórios;
  • hábitos alimentares;
  • trauma ou irritação na área;
  • mudanças hormonais;
  • comportamentos, como fumar e ingerir álcool etc.

Irritação e outras lesões na língua podem levar ao desenvolvimento das varizes. Consumir alimentos muito quentes, por exemplo, pode irritar a mucosa da língua, contribuindo para o surgimento das varicosidades. 

Na maioria dos casos, varizes linguais não causam sintomas e são descobertas incidentalmente durante um exame bucal de rotina. Elas geralmente são benignas e não necessitam de tratamento, a menos que causem desconforto significativo.

Tratamento para varizes na língua 

Geralmente, varizes na língua não requerem tratamento específico, já que não causam problemas funcionais. Mas se você estiver enfrentando desconforto, veja as dicas que pode aplicar:

  • evite alimentos ou bebidas muito quentes, condimentados ou ácidos;
  • elimine os hábitos que podem irritar a língua;
  • mantenha uma excelente higiene bucal, limpando a língua regularmente;
  • visite o dentista no mínimo uma vez a cada seis meses;
  • fale com o especialista sobre os seus desconfortos e siga as recomendações.

Em alguns casos, o profissional pode prescrever medicamentos tópicos ou orais para aliviar o desconforto, como analgésicos e enxaguantes bucais.

Procedimentos médicos

Você já ouviu falar em escleroterapia? É um procedimento em que uma substância é injetada na variz, ajudando na diminuição de seu tamanho. Em situações muito incomuns, o médico pode recomendar esse procedimento. 

Técnicas de laser ou eletrocauterização também podem ser opções para tratar varizes na língua, mas reforçamos que isso raramente é necessário. 

Peça a avaliação do dentista

Como você já entendeu ao longo desse texto, varizes linguais geralmente são inofensivas, mas é sempre bom ter uma opinião especializada sobre o assunto, ainda mais quando estamos falando de saúde. 

Por isso, se você tem saliências nas veias embaixo na língua, explique para o dentista e peça para ele analisar. O profissional vai conduzir perguntas para entender se é preciso ou não seguir com algum procedimento com base no seu quadro clínico específico.

Agende uma avaliação gratuita

Se você já foi olhar se tem as varizes na língua e quer tirar qualquer preocupação da sua cabeça, aproveite: agende a sua avaliação gratuita na Odontoclinic mais próxima e tire suas dúvidas com o dentista! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!