Política Nacional de Saúde Bucal: o que você precisa saber?

Notícias boas devem ser comemoradas! É hora de falarmos sobre um grande avanço na odontologia brasileira e que, em 2021, completou 20 anos: a Política Nacional de Saúde Bucal.

A Política Nacional de Saúde Bucal foi fundamental para que a população brasileira tivesse mais acesso a esse ramo da saúde. Esses cuidados foram negligenciados por muito tempo, mas, hoje, o Brasil é uma referência em cuidados com o sorriso ao redor do mundo, sendo a nação líder em número de cirurgiões dentistas, e uma verdadeira inspiração.

Afinal, o que é essa política nacional? Quais são os objetivos e as vantagens desse plano para a população? Continue a leitura e fique por dentro do assunto! 

O que é a Política Nacional de Saúde Bucal?

É um programa que objetiva manter a saúde bucal de toda a população brasileira em dia, a partir de uma medida relativamente simples, mas que não tinha sido colocada em prática até então: a inclusão dos dentistas no plano de Atenção Básica à Saúde, com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O nome do programa é Brasil Sorridente. Ele oferece, a toda a população brasileira (incluindo estrangeiros), serviços como consultas, limpeza, colocação de próteses, tratamento com aparelhos ortodônticos e muito mais.

Quais são os principais objetivos do programa?

Entre os objetivos do Brasil Sorridente, podemos citar:

  • fornecimento de atenção à saúde odontológica para todos os habitantes do Brasil;
  • prevenção para problemas bucais;
  • diagnóstico precoce de eventuais doenças na cavidade oral;
  • integração entre especialistas, com a realização de procedimentos variados para o bem-estar bucal;
  • prevenção de doenças sistêmicas, já que elas têm uma relação direta com a saúde bucal.

Como é o panorama da saúde bucal da população brasileira?

Ainda há um longo caminho a percorrer. Por mais que a atenção básica tenha sido otimizada nos últimos anos, milhões de brasileiros ainda sofrem com questões como cáries ou a perda de um ou mais dentes. 

Além disso, o acesso ainda não é universal. Regiões, como o Norte e o Nordeste, têm resultados piores do que áreas como o Sul e o Sudeste do Brasil. Isso mostra que a desigualdade também tem relação com o sorriso.

Com uma certa frequência, é elaborada a Pesquisa Nacional de Saúde, que estuda as características da saúde bucal em todo o país e promove, a partir dos resultados obtidos, políticas para solucionar os problemas. Você poderá conferir, em breve, os novos dados no link oficial do site

Qual é a importância do cuidado com a saúde bucal?

A saúde começa pela boca! Garantir uma boa saúde bucal é essencial para questões como:

  • mastigação;
  • fala;
  • comunicação;
  • autoestima;
  • bem-estar;
  • prevenção de doenças sistêmicas, que podem começar a partir de infecções na região bucal.

Tanto o físico quanto o psicológico são diretamente afetados por questões ligadas à saúde da boca. Dessa forma, a Política Nacional de Saúde Bucal se faz imprescindível para que o Brasil possa sorrir sem medo de ser feliz!

Gostou de saber mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal? Agora, é hora de exercer o seu direito como cidadão e buscar atendimento odontológico de boa qualidade, seja na rede pública, seja em clínicas particulares, que trabalhem com excelência e responsabilidade.

Para não perder nenhuma novidade do blog da Odontoclinic, assine a nossa newsletter e receba avisos periódicos sobre as novas postagens que forem ao ar!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!