Aparelho para bruxismo: será que você precisa usar? 

Se você está pesquisando aparelho para bruxismo, provavelmente sofre com essa condição ou já ouviu falar sobre, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre o assunto. Bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Geralmente, isso ocorre durante o sono, mas é possível que a pessoa faça durante o dia. 

Os sintomas mais comuns do bruxismo incluem dor na mandíbula, desgaste dos dentes, sensibilidade dentária, dor de cabeça, dor de ouvido, dificuldade para abrir a boca e problemas de sono. Algumas pessoas também podem apresentar dores musculares no pescoço e nos ombros.

O bruxismo afeta tanto adultos quanto crianças. Entre as principais causas do bruxismo estão estresse, ansiedade, problemas de oclusão dental e hábitos como roer unhas ou mascar chicletes. O aparelho para bruxismo é uma forma de tratar o problema, evitando consequências mais graves no futuro. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Bruxismo tem cura?

Não, o bruxismo não tem cura, mas é possível controlá-lo com tratamentos recomendados pelo dentista. Para tratar a condição, usa-se aparelho para bruxismo. Além disso, o tratamento pode incluir terapia de relaxamento e indicação de medicamentos para tratar a dor. 

Tratamento caseiro para bruxismo

Não existe tratamento caseiro para bruxismo, então você deve usar a placa de bruxismo recomendada pelo dentista. Entretanto, exercícios de alongamento muscular e mudanças na dieta podem ajudar no combate aos sintomas.

O problema pode estar ligado a quadros de ansiedade e tensão, por exemplo, então, cuidar das causas também pode auxiliar na melhora dos sintomas, diminuindo a dor e a intensidade das ocorrências. 

Como é o aparelho para bruxismo?

O aparelho para bruxismo é uma proteção, geralmente de acrílico, feita sob medida, para usar durante o sono. Ele serve para evitar que você ronque ou aperte muito os dentes durante a noite, ajudando a proteger os dentes do desgaste e evitando as dores na mandíbula ou na cabeça ao acordar. 

Tipos de aparelho para bruxismo

Para entender como o aparelho para bruxismo funciona, vale saber que existem vários tipos. O tipo mais comum é a placa de mordida rígida, que cobre apenas os dentes da frente. 

Há ainda o aparelho de mordida flexível, que é mais confortável, mas menos durável que a placa rígida. Veja a seguir os tipos de aparelho para bruxismo:

  • placa de mordida rígida para bruxismo;
  • placa de mordida flexível;
  • placa de mordida em silicone;
  • aparelho de avanço mandibular;
  • aparelho de correção de má oclusão.

A placa de mordida de silicone é confortável, adapta-se ao formato dos dentes facilmente e reduz o desconforto causado pelo bruxismo quando usado prolongadamente. O aparelho de avanço mandibular é indicado para casos mais graves de bruxismo, mantendo a mandíbula em uma posição mais avançada e reduzindo a pressão feita nos dentes. 

Já o aparelho de correção de má oclusão é indicado quando o bruxismo ocorre por conta de problemas na mordida. Esse tipo de dispositivo atua na correção da mordida, melhorando a oclusão e, então, diminuindo a pressão sobre os dentes. 

Aparelho para bruxismo noturno

A placa usada à noite pode ser o aparelho rígido, o flexível ou o de silicone. A única forma de saber qual tipo de aparelho de bruxismo usar é consultando o dentista, pois o profissional vai avaliar o grau de bruxismo e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

Aparelho para bruxismo infantil

O aparelho de bruxismo infantil funciona de maneira semelhante aos aparelhos para adultos, ajudando a relaxar os músculos da mandíbula e diminuindo a tensão na área. O material, no caso de crianças, é macio, flexível e mais confortável. Para saber se a criança tem bruxismo, leve-a no odontopediatra. 

Como limpar a placa de bruxismo?

Muita gente tem dúvida sobre como usar aparelho para bruxismo, mas não é complicado. Coloque a placa anti-bruxismo antes de dormir e retire ao acordar. Então, é preciso higienizá-la. Para isso, você pode usar uma escova com cerdas macias e água corrente. Aí basta secá-la e repetir o processo na manhã seguinte.

Se você anda sentindo dores na mandíbula e aquele desconforto ao abrir a boca, talvez você esteja sofrendo de bruxismo: agende sua avaliação na Odontoclinic para resolver esse problema! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!