Esse assunto confunde muita gente: dentista pode aplicar botox ou não? Quais são as regras a respeito? Quem é o profissional mais indicado para esse procedimento? São muitas questões que envolvem esse tema e você tem o direito de saber a resposta.
Por isso, vamos explicar direitinho a seguir quais são as qualificações exigidas para atuar com toxina botulínica, em que regiões do rosto o dentista pode fazer intervenção, entre outros pontos importantes. Quer saber mais? Vem com a gente!
Dentista pode aplicar botox?
Dentistas podem aplicar botox desde que sejam cirurgiões-dentistas. O botox pode ser aplicado por dentistas que são especializados em Harmonização Orofacial (curso de, no mínimo, 500 horas).
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica na resolução 198/2019.
Dentistas com especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial também podem aplicar botox, desde que tenham atuação efetiva nos últimos 5 anos.
Já os dentistas de outras especialidades podem aplicar botox se tiverem 360 horas de cursos que abordam o assunto, cumprindo a mesma regra de 5 anos de atuação.
Então, o cirurgião-dentista especializado pode fazer botox e tratamentos com preenchedores e laser, além de aplicar técnicas cirúrgicas nas bochechas e nos lábios.
Dentista pode aplicar botox na axila?
Não, o dentista não pode aplicar botox na axila. O uso de botox na Odontologia ocorre em aplicações na região da face, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal. Então, o cirurgião-dentista tem autorização para aplicar botox na boca, no rosto etc.
Quem pode aplicar botox?
O dentista pode fazer botox por motivos estéticos, mas existe também a possibilidade de usar a toxina botulínica para tratar disfunções bucais.
O botox é um medicamento biológico que inibe a contração dos músculos faciais na região onde é injetado, por isso é utilizado no tratamento de:
- bruxismo;
- mastigação só de um lado;
- sorriso gengival;
- dores nos músculos maxilares;
- excesso de salivação;
- excesso de transpiração;
- assimetrias faciais;
- assimetrias no sorriso.
Na estética, o botox serve para suavizar linhas de expressão, rugas etc. A aplicação de botox é feita de forma intramuscular (dentro do músculo) e seu efeito dura de 4 a 6 meses. Após isso, novas aplicações são necessárias para manter os resultados.
Contraindicações do botox
A aplicação de botox é um procedimento considerado simples e não invasivo. Entretanto, existem sim contraindicações. Pessoas grávidas e que amamentam não podem fazer botox, por exemplo. Veja outros casos em que o botox é contraindicado:
- pessoas que receberam a vacina antitetânica recentemente;
- pessoas com infecções ativas;
- pessoas com doenças neuromusculares;
- pessoas que fazem uso de alguns antibióticos;
- pessoas que fazem uso de alguns relaxantes musculares;
- pessoas com alergias à toxina botulínica ou qualquer elemento presente em sua fórmula.
Se você deseja fazer por motivos estéticos, peça orientação profissional. Caso a recomendação venha do profissional, pergunte o que precisar para sentir segurança no procedimento.
Como vimos, dentista pode aplicar botox. A dica de ouro é sempre buscar profissionais altamente qualificados e que tenham bastante experiência no assunto.
A Odontologia tem propriedade para atuar quando o assunto é estética. Preparamos um material completo sobre o assunto: faça o download e saiba mais sobre Estética Odontológica!