Qualquer dentista pode aplicar botox no rosto? Tire suas dúvidas! 

Esse assunto confunde muita gente: dentista pode aplicar botox ou não? Quais são as regras a respeito? Quem é o profissional mais indicado para esse procedimento? São muitas questões que envolvem esse tema e você tem o direito de saber a resposta.

Por isso, vamos explicar direitinho a seguir quais são as qualificações exigidas para atuar com toxina botulínica, em que regiões do rosto o dentista pode fazer intervenção, entre outros pontos importantes. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Dentista pode aplicar botox?

Dentistas podem aplicar botox desde que sejam cirurgiões-dentistas. O botox pode ser aplicado por dentistas que são especializados em Harmonização Orofacial (curso de, no mínimo, 500 horas). 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica na resolução 198/2019. 

Dentistas com especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial também podem aplicar botox, desde que tenham atuação efetiva nos últimos 5 anos.

Já os dentistas de outras especialidades podem aplicar botox se tiverem 360 horas de cursos que abordam o assunto, cumprindo a mesma regra de 5 anos de atuação.

Então, o cirurgião-dentista especializado pode fazer botox e tratamentos com preenchedores e laser, além de aplicar técnicas cirúrgicas nas bochechas e nos lábios.

Dentista pode aplicar botox na axila?

Não, o dentista não pode aplicar botox na axila. O uso de botox na Odontologia ocorre em aplicações na região da face, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal. Então, o cirurgião-dentista tem autorização para aplicar botox na boca, no rosto etc. 

Quem pode aplicar botox?

O dentista pode fazer botox por motivos estéticos, mas existe também a possibilidade de usar a toxina botulínica para tratar disfunções bucais.

O botox é um medicamento biológico que inibe a contração dos músculos faciais na região onde é injetado, por isso é utilizado no tratamento de:

  • bruxismo;
  • mastigação só de um lado;
  • sorriso gengival;
  • dores nos músculos maxilares;
  • excesso de salivação;
  • excesso de transpiração;
  • assimetrias faciais;
  • assimetrias no sorriso. 

Na estética, o botox serve para suavizar linhas de expressão, rugas etc. A aplicação de botox é feita de forma intramuscular (dentro do músculo) e seu efeito dura de 4 a 6 meses. Após isso, novas aplicações são necessárias para manter os resultados. 

Contraindicações do botox

A aplicação de botox é um procedimento considerado simples e não invasivo. Entretanto, existem sim contraindicações. Pessoas grávidas e que amamentam não podem fazer botox, por exemplo. Veja outros casos em que o botox é contraindicado:

  • pessoas que receberam a vacina antitetânica recentemente;
  • pessoas com infecções ativas;
  • pessoas com doenças neuromusculares;
  • pessoas que fazem uso de alguns antibióticos;
  • pessoas que fazem uso de alguns relaxantes musculares;
  • pessoas com alergias à toxina botulínica ou qualquer elemento presente em sua fórmula. 

Se você deseja fazer por motivos estéticos, peça orientação profissional. Caso a recomendação venha do profissional, pergunte o que precisar para sentir segurança no procedimento. 

Como vimos, dentista pode aplicar botox. A dica de ouro é sempre buscar profissionais altamente qualificados e que tenham bastante experiência no assunto.

A Odontologia tem propriedade para atuar quando o assunto é estética. Preparamos um material completo sobre o assunto: faça o download e saiba mais sobre Estética Odontológica

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!