Minha obturação caiu. O que fazer?

Então você está comendo, sem preocupação e, de repente, sente que a sua obturação caiu. Embora seja uma situação que possa gerar certa apreensão, é importante ficar ciente que a queda das obturações é algo que pode ocorrer, principalmente quando não tomamos os devidos cuidados para preservar nossos dentes após o tratamento.

No entanto, apesar de ser um problema recorrente, essa situação pode gerar desconforto e deixar o seu dente desprotegido. E então, como aliviar a dor de dente obturado? E o que fazer nesse momento?

Em primeiro lugar, precisamos dizer: não se preocupe! No post de hoje, você vai aprender, justamente, a cuidar de uma obturação e o que fazer se sua obturação cair. É hora de tirar todas as suas dúvidas, então é só continuar a leitura! 

O que é uma obturação?

Antes de falarmos sobre como aliviar a dor de dente obturado e muito mais, é preciso compreender o que é uma obturação. Esse é um recurso utilizado para tampar as perfurações feitas pelas cáries, restaurando a função do dente e evitando que ele quebre ou que novos problemas surjam.

Quais são os cuidados que devemos ter com a obturação?

Como qualquer tratamento, a restauração dental exige alguns cuidados especiais, sobretudo nos primeiros dias após a obturação. 

Devemos lembrar sempre que estamos falando de um dente que, em muitos casos, ficou exposto por um longo período às cáries. Por isso, deve ser protegido tanto para que você não sofra com problemas futuros, quanto para garantir a longevidade da restauração. Confira alguns dos cuidados a seguir!

Evite a alimentação nas primeiras horas

Caso tenha o local sido anestesiado durante a obturação, evite alimentação até o fim do efeito da anestesia. E, mesmo se não tiver passado por nenhuma anestesia, dê um tempo — pelo menos uma horinha — até se alimentar após o procedimento. É melhor não arriscar!

Escolha bem os alimentos após o efeito da anestesia passar

Nas primeiras horas após a restauração dental, evite alimentos muito frios e muito quentes. Atenção também aos alimentos muito duros, principalmente durante os primeiros dias após o tratamento. Eles também podem ser prejudiciais para obturação. Então, se possível, devem ser evitados.

Mastigue no lado contrário

Uma dica interessante é mastigar com o lado contrário ao da obturação, para contribuir com a fixação do material restaurador. Pode ser um pouquinho chato, mas vale a pena fazer isso por uns dias.

obturação de dente

Não falte aos retornos com o dentista

Por fim, faça visitas regulares ao dentista para verificar o estado da restauração e eventuais reparos, se necessário. Converse com o profissional para saber exatamente quando deve voltar a vê-lo após a realização do procedimento.

Como aliviar a dor de dente obturado? 

O melhor é sempre consultar o dentista o quanto antes, mas, até a hora da consulta, há algumas dicas que podem ajudar a aliviar a dor. Confira a seguir!

Escove os dentes

O ato de escovar os dentes pode ajudar a aliviar a dor, removendo resíduos de alimentos que possam ter ficado na região da queda da obturação. O mesmo é válido para o uso do fio dental.

Faça bochechos

Os bons e velhos bochechos ajudam muito na hora de aliviar a dor do dente obturado. Eles podem ser feitos com água e sal ou até mesmo ingredientes como chá de gengibre ou própolis, que têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Aplique gelo

O gelo ajuda a reduzir a sensação de inflamação, diminuindo o fluxo de sangue na região afetada. Assim, a dor também é aliviada. Nesses casos, nada de compressas quentes, viu?

Use medicações com cautela

Por fim, em casos de muita dor, você pode utilizar analgésicos comuns, como a dipirona. No entanto, não abuse desses medicamentos e busque o apoio de um dentista o quanto antes. Apenas o tratamento correto poderá resolver o problema.

O que fazer em caso de queda da obturação?

O procedimento fundamental, em caso de queda ou dano na obturação, é a consulta com o dentista o mais rápido possível. Com a ação do tempo e sem os cuidados necessários, a restauração pode apresentar falhas ou rachaduras.

Em todos os casos, quanto mais cedo procurarmos o dentista, menores são as complicações com a queda ou dano em uma obturação. Afinal, ao deixar um dente desprotegido, facilitamos o surgimento de novas cáries e outros problemas bucais. 

Ou seja: a obturação caiu? Converse com a clínica responsável e agende uma consulta o quanto antes. Assim, você evita que todo o trabalho feito seja perdido ou até mesmo que problemas mais graves passem a afetar o seu sorriso.

E se eu não realizar o tratamento de modo correto?

Agora, vamos falar sobre as possíveis complicações que uma queda de obturação não tratada pode trazer. Assim, você fica ciente sobre o que pode acontecer.

Há uma série de problemas que podem ocorrer quando não visitamos o dentista em caso de queda de uma obturação ou mesmo quando não realizamos consultas para acompanhamento do tratamento. Dentre essas complicações, é importante listar:

  • o aparecimento de dores de dente com maior frequência e intensidade;
  • a gengivite (inflamação da gengiva);
  • a exposição a cáries, que podem gerar a necessidade de tratamento de canal.

Além disso, em casos mais graves, pode ser necessária a extração do dente, o que, além de exigir o uso de próteses, pode afetar a autoestima do paciente. Ou seja: é melhor cuidar logo para evitar que todos esses problemas possam acontecer.

Por tudo isso, caso sua obturação tenha caído ou mesmo note alguma falha em sua restauração dental, não deixe de visitar o dentista para avaliar o problema, cuidando do seu sorriso do jeito certo. 

Gostou de saber como aliviar a dor de dente obturado e lidar com a situação de ver a sua obturação caindo? Agora, é hora de agendar uma consulta com um profissional qualificado e garantir uma resolução adequada para o seu problema. Nada de ficar esperando, hein?

Na Odontoclinic, contamos com profissionais com alto nível de excelência que poderão auxiliar você prontamente nesse e em outros casos. Isso porque, para nós, saúde bucal é coisa séria. Agende já uma avaliação e resolva o problema da sua obturação com segurança e eficiência!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

    • Oi Madalena, tudo bem? O valor pode variar de acordo com a unidade que você deseja realizar o tratamento. Caso deseje informações de valores e formas de pagamento, entre em contato com a gente via telefone ou WhatsApp através do número: (11) 94386-3137 das 8h às 20h. Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!