Como saber se você precisa fazer tratamento de canal? Veja aqui!

Um dos grandes receios de quem vai ao dentista é precisar realizar um tratamento de canal. Afinal, é um problema conhecido por causar uma forte dor de dente, além de exigir muita paciência e, em alguns casos, um bom investimento.

Felizmente, graças aos avanços tecnológicos, diversos desses incômodos já podem ser considerados “coisas do passado”. Atualmente, os profissionais mais atualizados do ramo utilizam técnicas específicas para agilizar o processo e manter os pacientes tranquilos, com o mínimo de dor possível.

Para saber mais sobre o assunto e entender como o tratamento de canal moderno funciona, não deixe de checar a leitura. Vamos sanar as principais dúvidas sobre isso e, com certeza, você perderá de vez o medo e a insegurança desse procedimento. Acompanhe!

Como é feito o tratamento de canal?

O primeiro passo para se sentir mais confiante na ida ao dentista é entender o que é e como ocorre o tratamento de canal. Podemos dizer que ele consiste na remoção da polpa do dente — tecido encontrado na área interna desses ossinhos.

Ao longo do processo, toda a polpa prejudicada é removida e o espaço que sobrar deve ser devidamente higienizado, preparado e preenchido. Ainda podemos dividir o procedimento em algumas etapas. Abaixo, contamos melhor sobre cada uma delas.

Etapa 1: acesso

Inicialmente, é necessário abrir o canal para dar início ao tratamento. Essa fase é feita com o tradicional “motorzinho” do dentista.

Etapa 2: retirada da polpa

A próxima fase é a remoção da polpa que está infeccionada. Aqui, o canal é esvaziado e completamente descontaminado. Também é preciso realizar o seu alargamento e alisá-lo. Nessa hora, são usadas ferramentas exclusivas para irrigação.

Etapa 3: obturação

Por fim, chega o momento de finalizar o tratamento de canal. Para tanto, os espaços são preenchidos de forma permanente, utilizando um material exclusivo para esse fim. O resultado ainda pode ser finalizado com uma espécie de coroa, ideal para envolver as faces dos dentes, e que é cimentada no próprio local restaurado.

Quais são as indicações?

tratamento de canal

Obviamente, o tratamento de canal não é indicado para todos os pacientes, mas para quadros específicos de cárie profunda, fraturas e outras complicações. Saiba mais sobre essas situações.

Fratura no dente

As fraturas nos dentes acontecem por inúmeras razões — problema na arcada, impactos externos ou devido ao bruxismo. Independentemente da causa, esse acidente pode fazer com que a parte interna do osso, ou seja, a polpa, fique completamente exposta, resultando em um desconforto intenso.

Nessas ocasiões, também é provável que ocorram infecções seguidas por pus ao redor da raiz e que levam ao surgimento de abscessos dentários. E a solução é uma só: recorrer ao tratamento de canal para controlar o cenário e promover alívio imediato ao indivíduo.

Cárie profunda

Para que um canal seja diagnosticado, é preciso que o cliente apresente certos sintomas, como as infecções e o incômodo proveniente da região interna do dente. Em geral, essa dor costuma ser sentida logo após a ingestão de alimentos doces ou líquidos bem gelados.

Tal incômodo pode estar diretamente associado a algumas causas, como a cárie. Uma vez profunda, ela colabora para a proliferação de bactérias e alcança o osso do maxilar, exigindo uma urgente intervenção de tratamento de canal.

Indicação protética

Outra indicação de tratamento de canal é quando há a necessidade de prótese. Isso acontece quando o dente encontra-se comprometido e não tem estrutura suficiente para receber uma simples restauração.

Nesses quadros, o procedimento é perfeito para “alargar” a área interna do osso e incluir o pino metálico, que garantirá o máximo de sustentação para a prótese. Bem interessante!

Quem realiza esse tipo de procedimento é o dentista especializado no assunto — o endodontista. Se você deseja passar por uma experiência mais leve, confortável e segura com o tratamento de canal, conte sempre com profissionais capacitados no assunto, exatamente como aqueles encontrados na Odontoclinic.

Ficou interessado? Não perca tempo. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. Será um prazer ajudar a cuidar de sua saúde bucal!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!