Odontopediatria: 5 dicas para prevenir doenças bucais em crianças

Preciso higienizar a boca do meu bebê? Qual o jeito certo de escovar os dentes das crianças? De quanto em quanto tempo devo levar meu filho no dentista? Dúvidas desse tipo são muito comuns, principalmente para pais e mães de primeira viagem.
Pensando nisso, e levando em conta o universo da odontopediatria, nós separamos 5 dicas para que você possa prevenir doenças bucais nos baixinhos de sua casa. Confira!

Problemas bucais comuns durante a infância

Doces, balas e alimentos com excesso de açúcar fazem parte da dieta de muitas crianças. Nos Estados Unidos, por exemplo, 85% das crianças consomem diariamente açúcar em sua alimentação.
Além de causar outra série de problemas, como a diabetes ou a obesidade infantil, o consumo excessivo de doces e alimentos açucarados é um dos grandes vilões de doenças bucais na infância. Dentre os problemas mais comuns nesse período, podemos incluir:

  • Cáries, incluindo casos específicos, como as chamadas “cáries de mamadeira”;
  • Placas bacterianas;
  • Fluorese – manchas que aparecem nos dentes de leite devido ao excesso de flúor de cremes dentais;
  • Perda dental – quando a criança não é estimulada a ter hábitos saudáveis de escovação, em casos mais graves, pode haver até a perda dos dentes de leite precocemente.

Caso você suspeite do aparecimento de alguma doença bucal em seu filho, procure um odontopediatra (dentista especializado no cuidado infantil) o quanto antes!  

 

Como prevenir doenças bucais nas crianças e recém-nascidos?

Veja agora o que fazer para evitar o aparecimento de doenças bucais em crianças e recém-nascidos:

  • Faça a higienização bucal mesmo antes do aparecimento dos dentes de leite

Os pais devem fazer a limpeza das gengivas do bebê com gaze após cada refeição, para evitar o acúmulo de placa na gengiva dos recém-nascidos. Se o bebê só se alimenta de leite materno, não é necessário.

  • Quando surgirem os primeiros dentes, use a quantidade de pasta e a escova correta

Após o surgimento dos primeiros dentinhos, já é necessário iniciar a escovação com uma escova de cerdas macias e uso de creme dental específico para crianças.

  • Estimule uma alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para prevenir o aparecimento de cáries, placas e outros problemas comuns também na infância. Quando a criança encerrar seu ciclo de amamentação, introduza alimentos saudáveis e bastante água em sua dieta.

  • Ensine bons hábitos

Já ouviu aquele ditado de que as crianças imitam os pais? Logo, se você ensinar e estimular seu filho a ter bons hábitos relacionados a saúde bucal, é muito mais provável que ele cresça com um sorriso saudável, incluindo uma rotina de escovação, uso do fio dental e visitas ao dentista.

 

  • Ouça as orientações do odontopediatra

Por fim, do mesmo modo que os adultos, as crianças também devem visitar os odontopediatras de 6 em 6 meses. Estas visitas, além de tudo, são uma ótima oportunidade para que os pais recebam outras dicas de como prevenir doenças bucais em seus filhos.
Por sua vez, os dentistas poderão acompanhar o crescimento dos dentes das crianças, verificar, de modo antecipado, o surgimento de qualquer problema e ainda contribuir para que a criança cresça confiante e sem medo do dentista!


Precisa marcar um odontopediatra para o seu filho? Visite um dos especialistas em Odontopediatria da Odontoclinic e tenha acesso aos melhores profissionais do país!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!