Lente de Contato X Facetas de Porcelana – conheça melhor os tratamentos

É cada vez maior o número de famosos que refizeram o sorriso utilizando técnicas de Facetas de Porcelana e Lentes de Contato. Mas qual é a diferença entre as técnicas? Em quais situações podem ser aplicadas? Para esclarecer essas dúvidas desenvolvemos um material especial sobre o assunto.
 
O que é uma Faceta de Porcelana?
São pequenas peças de porcelana usadas na Odontologia para recriar a aparência natural dos dentes. Essas capinhas de porcelana possuem cerca de 7 mm de espessura e são cimentadas sobre a superfície dos dentes.
E as lentes de contato, como funcionam?
Assim como as Facetas de Porcelana, as Lentes de Contato Dentais também são pequenas peças de porcelana usadas para corrigir imperfeições dos dentes, porém elas são mais finas – cerca de 2 mm – que as facetas e quase transparentes, por isso receberam o nome de Lentes de Contato.
Como saber qual é o melhor procedimento para meu caso?
Para saber se é melhor usar Facetas ou Lentes o melhor é conversar com seu dentista depois de uma avaliação detalhada. No entanto, podemos deixar mais claro a forma de aplicação de cada uma delas.
As Facetas são mais usadas quando o dente está com a cor alterada pela falta de esmalte ou dentes que tenham realizado tratamento de canal e escureceram em consequência disso. Essa recomendação é feita em casos mais complexos porque para a colocação das Facetas é necessário desgastar os dentes, retirando parte do esmalte. Desta forma, a técnica é usada sempre quando a cobertura precisa ser mais densa.
Já as Lentes de Contato são usadas para realizar pequenas correções como alongamento, aumento da largura ou arredondamento de ângulos dos dentes. Para aplicação das Lentes de Contato não é necessário realizar o desgaste dos dentes, preservando a estrutura natural.
A principal vantagem dos tratamentos – Facetas ou Lentes – é o tempo de aplicação. Em média, com três consultas já é possível modificar o sorriso. É claro que esse tempo varia de acordo com o volume de dentes a receber a aplicação.
Cuidados com o procedimento
Tanto as Lentes de Contato quanto as Facetas de Porcelana tem longa duração – a aplicação dura em média 15 anos – mas precisam de cuidados, principalmente com relação à alimentação. Mastigar alimentos muito duros ou maus hábitos, como roer unhas e morder objetos de plástico,podem trincar as Lentes ou Facetas, possibilitando a queda do material.
Outro cuidado importante é com relação à higiene. Tanto as Facetas quanto as Lentes não impedem o aparecimento de cáries ou de problemas como a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Por isso, siga a recomendação de escovar os dentes três vezes por dia e passar o fio dental diariamente.
Ainda tem dúvidas? Escreva para nós e compartilhe com nossos especialistas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!