Com quantos anos pode colocar aparelho? Veja modelos para cada idade

Os dispositivos ortodônticos podem ser usados por pessoas de diversas idades, desde crianças até idosos. Mas existe uma idade ideal? Com quantos anos pode colocar aparelho fixo? 

Há uma grande variedade de aparelhos que atendem a diferentes necessidades. Dá para prevenir problemas complexos na mordida, alinhar o sorriso e optar por modelos estéticos, ideais para quem quer preservar a imagem.

Existem detalhes a serem considerados em cada momento da vida para fazer um tratamento ortodôntico. A gente preparou esse post para mostrar quais são os aparelhos ideais para cada faixa etária. Continue lendo! 

Com quantos anos pode colocar aparelho? 

É possível colocar aparelho fixo a partir do nascimento dos dentes permanentes, geralmente. No entanto, quando a criança apresenta alguma disfunção no crescimento dos ossos da face, alguma intervenção ortodôntica pode ser recomendada mesmo antes da dentição definitiva aparecer. 

Existe idade certa para colocar aparelho ortodôntico?

Não existe idade certa para colocar aparelho, existem aparelhos ortodônticos para cada idade e necessidade. Há aparelhos que ajudam a manter os espaços para que os dentes cresçam alinhados, por exemplo, prevenindo problemas no encaixe da mordida e em outras estruturas da face. 

Tem aparelho para adolescentes, modelos mais tradicionais e dispositivos modernos, como os aparelhos estéticos e os alinhadores transparentes. É por isso que quem já chegou à idade adulta pode alinhar os dentes de uma forma discreta e confortável.

Idosos podem colocar aparelho também. Ou seja, a idade certa para colocar aparelho ortodôntico é aquela em que a gente decide fazer o tratamento ortodôntico e pode acessar profissionais qualificados para tal.

O estereótipo do sorriso metálico 

Os aparelhos aparecem no final dos anos 80, quando o tratamento se popularizou no Brasil. Nesse momento, o estereótipo de quem usava aparelho era o adolescente a partir de 11 anos, que passava o resto dessa fase de descobertas com o sorriso metálico.

Isso era tão típico que as revistas dedicadas aos adolescentes da época respondiam dúvidas frequentes sobre a convivência com o aparelho fixo. Quem nunca leu uma matéria sobre a experiência de beijar pela primeira vez usando aparelho?

O bom da evolução é que hoje a conquista do sorriso saudável é possível para pessoas de todas as idades. O tratamento ortodôntico pode começar nos primeiros anos da infância. 

Quem precisa usar aparelho ortodôntico?

Qualquer pessoa que precisa alinhar os dentes ou tratar condições ortodônticas pode usar aparelho, independentemente da idade. Como existe aparelho ortodôntico para cada idade e necessidade, as contraindicações ocorrem de acordo com a pessoa e não por sua faixa etária. 

A dinâmica do tratamento tem algumas diferenças dependendo da idade do paciente. Isso por causa da fase em que o organismo se encontra e até mesmo dos modelos de aparelhos que funcionam melhor dependendo da faixa etária.

A seguir, a gente conta para você um pouco sobre como é o tratamento ortodôntico para crianças, adolescentes e adultos, confira! 

Colocar aparelho na infância

O tratamento ortodôntico da criança costuma ser preventivo e envolve também a ortopedia funcional. O objetivo é tratar problemas de desenvolvimento e crescimento que causam, por exemplo, alterações na mordida e falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes.

Para esse tipo de tratamento, a criança pode usar um aparelho móvel confeccionado em acrílico e metal. Ele é bem simples e confortável de usar; pode (e deve) ser retirado da boca para comer e escovar os dentes.

Quanto mais tempo a criança ficar com o aparelho, mais rápido o resultado aparece. Também existem alinhadores transparentes para os pequenos.

Tratamento ortodôntico para crianças

Muitas vezes a procura pelo tratamento ortodôntico antes da adolescência acontece porque a disfunção no sorriso é muito evidente. Iniciar o tratamento de forma precoce traz mais saúde bucal para o pequeno e menos problemas de adaptação no futuro. 

Por esse motivo, é recomendado que as crianças frequentem o odontopediatra desde o nascimento dos primeiros dentes. Esse profissional vai entender as necessidades e recomendar a visita a um ortodontista quando necessário. 

Colocar aparelho na adolescência

A adolescência continua sendo a idade mais comum para colocar aparelho fixo metálico. Alguns dos pacientes até gostam do visual colorido das borrachinhas. Crianças que vão colocar aparelho fixo tradicional devem iniciar quando os dentes permanentes estão completos. Isso costuma acontecer a partir dos 11 anos.

Nessa idade, a raiz dos dentes já está bem formada e suporta melhor os estímulos das movimentações. E tem uma vantagem: o crescimento não terminou. O osso ainda está se formando, por isso, o organismo aceita melhor os estímulos e os resultados aparecem mais rápido.

Troca da cor das borrachinhas na manutenção mensal 

Pensando em tornar a experiência mais legal, a indústria odontológica desenvolveu uma série de acessórios para deixar a vida do adolescente mais colorida. É possível personalizar o aparelho a cada manutenção, trocando a cor das borrachinhas de acordo com a ocasião.

É dia de jogo do Brasil? Colocamos verde e amarelo. Chegou o Natal? Dá para colocar tudo vermelho ou vermelho e verde. Tem uma cor preferida? A gente coloca também! Gosta de um personagem, time de futebol? Dá para soltar a criatividade!

Aparelhos estéticos para adolescentes

Mas também tem aqueles adolescentes que não gostam do sorriso metálico e colorido. Então, eles podem usar dispositivos fixos de porcelana, policarbonato ou safira e até alinhadores transparentes

Os aparelhos estéticos são bem mais discretos, geralmente usando elementos que se assemelham à cor dos dentes, enquanto o alinhador invisível é praticamente imperceptível, como o nome sugere. 

Colocar aparelho na idade adulta

É bastante comum ver adultos usando bráquetes e borrachinhas estéticas ou optando pelo aparelho autoligado, que movimenta os dentes mais rápido, diminuindo o tempo de tratamento. 

Mas o que faz sucesso entre os adultos são os alinhadores! Por serem transparentes, não têm bráquetes e também facilitam a rotina, já que podem ser retirados a qualquer momento, para ir ao cinema, comer um chocolate e na hora de uma reunião importante, por exemplo.

Porém, se a pessoa adulta quiser ter um sorriso metálico, tudo bem, porque esse modelo funciona nos mais velhos da mesma forma. Tudo vai depender da complexidade de cada caso e da preferência do paciente. 

Até que idade pode usar aparelho?

Não existe uma idade limite para usar aparelho ortodôntico. Como a gente explicou, o paciente precisa ter uma boa saúde bucal e, no caso dos idosos, vale considerar a saúde do organismo também.

O processo de envelhecimento atinge os dentes e as estruturas que sustentam a dentição. Além disso, surgem problemas como a diabetes e a osteoporose, que vão afetar os tecidos da região da boca. Por isso, o ideal é passar pela consulta com o ortodontista.

Ele vai avaliar a dentição, conferir como está a saúde bucal e fazer uma entrevista completa para conhecer o paciente e saber se existe alguma contraindicação. O dentista também orienta a escolha do dispositivo que atende melhor às necessidades de cada um.

Como saber se preciso usar aparelho? 

Então, com qual idade pode colocar aparelho? Em qualquer idade. Existe tratamento ortodôntico para todas as faixas etárias. Os modelos não são exclusivos para esse ou aquele público. Na Odontoclinic, você conta com diversos especialistas em ortodontia para esclarecer com mais detalhes tudo isso.

Nossos dentistas oferecem diversas opções de aparelho para você fazer o seu tratamento com mais conforto. Agende uma avaliação na unidade mais próxima e descubra qual aparelho é ideal em seu caso! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!